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Cuiabá

Retábulos barrocos da Catedral Senhor Bom Jesus são tombados pelo Iphan

Retábulos barrocos da Catedral Senhor Bom Jesus são tombados pelo Iphan (Foto: Francyellen Brandão) O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) concedeu tombamento definitivo aos retábulos barrocos da Catedral Senhor Bom Jesus, demolida em 1968 em Cuiabá.


Retábulos barrocos da Catedral Senhor Bom Jesus são tombados pelo Iphan (Foto: Francyellen Brandão)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) concedeu tombamento definitivo aos retábulos barrocos da Catedral Senhor Bom Jesus, demolida em 1968 em Cuiabá. Desde a demolição, as estruturas estão guardadas no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, localizado no bairro Dom Aquino. A decisão foi tomada em em reunião do 104º Conselho Consultivo do órgão, por unanimidade, conforme divulgado nesta quarta-feira (08.05).

Retábulos são estruturas que ficam por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerram um ou mais painéis pintados ou em relevo. No caso dos retábulos da Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, são compostos por quatro estruturas. Duas delas seguem o estilo barroco, do século XVIII, sendo respectivamente com as imagens de Sant'Ana e de Nossa Senhora da Conceição. Há, ainda, duas outras estruturas nos estilos rococó e neoclássico, respectivamente, com as imagens de Santa Teresa e de São Miguel.

Os retábulos da igreja já haviam recebido tombamento provisório em 2011, com inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes. Agora, com a decisão do Conselho Consultivo, eles foram inscritos definitivamente nesta categoria. As obras de arte atendem a cinco dos oito critérios estabelecidos na Portaria 375, que institui a Política de Patrimônio Cultural do Iphan.

De acordo com o Parecer Técnico que recomenda o tombamento, os altares representam a capacidade criativa e expressivo grau de habilidade artística de grupos que colonizaram o estado de Mato Grosso. Uma das curiosidades é que, mesmo seguindo estéticas já estabelecidas no Brasil daquele período, as obras também guardam particularidades que demonstram que os padrões barroco, neoclássico e rococó sofreram adaptações territoriais em Cuiabá, o que torna os altares obras de grande relevância para a cultura brasileira.

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