Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Europa em Guerra

UE destinará ativos russos bloqueados à Ucrânia

A União Europeia anunciou nesta 3ª feira (8.


Foto: Euronews.com

A União Europeia anunciou nesta 3ª feira (8.mai.2024) que irá destinar o lucro de ativos congelados da Rússia para ajudar a Ucrânia. O acordo foi fechado depois de uma reunião entre diplomatas do bloco, que escolheram o governo belga para administrar o processo.

Grande parte dos ativos russos estão congelados na Bélgica desde a invasão da Ucrânia em 2022. No país, a empresa de serviços financeiros Euroclear retém € 191 bilhões dos € 260 bilhões de ativos do Banco Central Russo.

O bloco decidiu que a Rússia não tem mais direito legal sobre o valor. Apesar do consenso, um dos grandes desafios para os países europeus será elaborar um acordo que considere a taxação de 25% do governo belga sobre o lucro de grandes empresas.

A Bélgica deve considerar um plano voluntário para transferir os impostos arrecadados para o governo ucraniano a partir de 2025, segundo o jornal britânico The Guardian.

O valor final que será destinado à Ucrânia ainda não foi divulgado. A União Europeia definiu que 90% da doação será revertida em ajuda armamentista para o governo do país. Os 10% restantes serão destinados a outros tipos de contribuição.

Irlanda, Áustria e Hungria se opuseram ao uso total dos fundos para propósitos militares.

Ursula von der Leyen, presidente da comissão da União Europeia, comemorou o acordo. “Não poderia haver símbolo mais forte nem melhor utilização para esse dinheiro do que tornar a Ucrânia e toda a Europa num lugar mais seguro para se viver”, declarou.

PODER 360

Economia Europa Em Guerra Internacional Áustria Bélgica Conflito Rússia Ucrânia Conselho Da União Europeia Governo Ucraniano Hungria Irlanda Rússia The Guardian Ucrânia UE União Europeia Ursula Von Der Leyen

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!