Lista de 15 alimentos benéficos para o CORA

Vamos falar sobre saúde cardíaca.

Lista de 15 alimentos benéficos para o CORA

Vamos falar sobre saúde cardíaca.

Para manter o coração forte e saudável, uma maneira fácil de fazer isso é dar uma olhada na sua geladeira.

Se você encontrar mais refrigerantes açucarados do que verduras escuras e saudáveis, pode ser hora de reconsiderar uma dieta mais saudável para o coração.

Fevereiro é o Mês Nacional do Coração, então, que melhor momento para dedicar um pouco mais de esforço para mudar sua dieta e focar mais na saúde do seu coração?

Mas durante todo o ano, há conselhos inteligentes que valem a pena seguir.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a doença cardíaca é a principal causa de morte nos Estados Unidos.

Felizmente, essas mudanças na dieta estão sob seu controle e ajudam a manter seu coração saudável.

Dedique tempo para aprender mais sobre o seu coração e adote hábitos que possam continuar ao longo do ano para um estilo de vida geral mais saudável.

Na próxima vez que for ao supermercado fazer suas compras semanais, adicione esses alimentos saudáveis para o coração à sua lista.

**Vegetais de folhas escuras**
Vegetais de folhas escuras incluem espinafre, couve e couve-de-folhas.

Isa Kujawski, MPH, RDN, fundadora da Mea Nutrition LLC, afirma que o consumo desses vegetais ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares devido à sua riqueza em nutrientes.

Os vegetais de folhas escuras são ricos em fibras e micronutrientes, contribuindo para a saúde do coração.

**Azeite de oliva**
Incorpore o azeite de oliva em suas receitas sempre que possível para manter seu coração forte.

Erin Kenney, MS, RD, nutricionista registrada e CEO da Nutrition Rewired, recomenda adicionar azeite de oliva em suas saladas ou usá-lo na fabricação caseira de homus, em vez de apenas aquecê-lo para cozinhar.

O azeite de oliva é rico em antioxidantes, polifenóis e vitaminas, todos benéficos para o coração.

**Abacates**
Independentemente de como você consuma abacates, eles ajudam a melhorar a saúde do coração.

Amasse-os para a sua receita caseira favorita de guacamole ou espalhe-os sobre sua torrada matinal para obter os mesmos benefícios nutricionais.

Amy Adams, RDN, LDN, destaca que os abacates são uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados, além de potássio e magnésio. Todos esses elementos são benéficos para manter uma pressão sanguínea saudável.

**Frutas Vermelhas**
Frutas vermelhas são doces, refrescantes e ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Segundo Kristi Ruth, RD, LDN, o consumo de frutas, em geral, tem um impacto positivo na saúde do coração, sendo que as blueberries estão no topo da lista.

As blueberries possuem antioxidantes, incluindo a antocianina, muito benéfica para o coração.

Polvilhe um punhado de blueberries sobre a aveia matinal ou iogurte com granola e mel para um café da manhã saudável para o coração.

**Feijões**
Qual alimento reduz o colesterol, a pressão arterial, a inflamação e ajuda na saúde digestiva? Feijões.

De acordo com Kujawaski, os feijões são ótimos para o coração, principalmente devido ao alto teor de fibras. Eles também contêm muitas vitaminas, minerais e fitoquímicos.

**Salmão**
Você sabia que peixes ricos em gorduras, como o salmão, podem diminuir o risco de morte por arritmias cardíacas?

Os ácidos graxos ômega-3 encontrados no peixe reduzem a inflamação, afirma Kenney. Ela recomenda consumir duas a três porções de peixes ricos em gorduras por semana, como salmão, arenque, anchovas ou cavala.

Se peixe não é do seu agrado, suplementos de óleo de peixe também são uma boa opção que pode proporcionar benefícios semelhantes.

**Grãos Integrais**
Grãos integrais são ótimos para a saúde cardíaca e são relativamente fáceis de incorporar à sua dieta, pois podem ser consumidos de muitas maneiras diferentes.

Isso pode ser feito trocando para massa integral, arroz integral ou pão de trigo integral.

Kristin Gillespie, MS, RD, LD, assessora do Exercisewithstyle.com, afirma que os grãos integrais têm o efeito oposto dos carboidratos refinados no corpo. Carboidratos refinados aumentam o risco de doenças cardíacas, enquanto os grãos integrais protegem o coração.

**Nozes**
O que destaca as nozes entre outras nozes em termos de saúde cardíaca é a alta porcentagem de ácidos graxos ômega-6, ômega-3 e gorduras poli-insaturadas, de acordo com Adams.

Seja comendo-as sozinhas ou misturadas com outras nozes, incorporar nozes à sua ingestão diária de alimentos pode ter um bom impacto na saúde do seu coração.

**Semente de Linhaça**
A semente de linhaça é uma ótima fonte de ômega-3, segundo Ruth, que também afirma que é rica em fibras e lignanas. Ambas reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Se você não souber como incorporar a semente de linhaça à sua dieta, misture-a na aveia ou adicione-a a um smoothie frutado.

**Uvas e Suco de Uva**
A uva Concord usada para o suco de uva 100% possui polifenóis, associados a uma melhoria no fluxo sanguíneo.

Beber suco de uva no café da manhã é uma maneira fácil e suculenta de ajudar a manter um coração saudável.

**Papaia**
A papaia pode ter um grande impacto positivo na saúde.

Ela é rica em licopeno, que demonstra atividade protetora contra o risco

de ataques cardíacos, entre outras coisas.

A papaia pode ser adicionada a smoothies, sobre uma salada ou em um parfait de iogurte.

**Chocolate Amargo**
O chocolate pode ser muito bom para você quando apreciado com moderação, é claro.

O chocolate amargo, especificamente, possui inúmeros benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e diabetes, segundo a Mayo Clinic. O chocolate amargo também ajuda a prevenir coágulos sanguíneos, melhora a memória e reduz o colesterol, de acordo com o site.

**Amêndoas**
As amêndoas são repletas de ácidos graxos monoinsaturados e fibras, que ajudam a proteger contra doenças cardíacas, segundo a Healthline.

Embora as amêndoas sejam ótimas para a saúde, consuma-as com moderação se estiver tentando perder peso, pois também são muito calóricas.

**Batatas Doces**
As batatas doces são um ótimo alimento para o coração, segundo a WebMD.

Elas são uma excelente fonte de fibras, vitamina A e licopeno, de acordo com a fonte, e não causam picos nos níveis de açúcar no sangue.

As batatas doces podem ser apreciadas como estão, cortadas ao meio, aquecidas com um pouco de manteiga derretida. Você também pode cortar a batata em palitos, ou amassá-las e polvilhar um pouco de canela por cima.

**Romã**
Romãs possuem muitos polifenóis e antocianinas que ajudam a manter um coração saudável, segundo health.com.

Maneiras de adicionar sementes de romã à sua dieta incluem misturá-las em smoothies, adicioná-las a saladas ou usá-las para complementar seu iogurte.

É claro que você também pode comer as sementes como estão, quando retiradas da casca.

**Alimentos a serem limitados**
Os Institutos Nacionais de Saúde destacam alimentos a serem limitados ao pensar na saúde do coração. Alimentos ricos em sódio e gorduras saturadas devem ser consumidos em quantidades mínimas.

Você também deve observar sua ingestão de açúcar proveniente de coisas como bebidas açucaradas, lanches e doces. Alimentos ricos em açúcar devem ser limitados.