VÍDEO: Centro de Porto Alegre Tomado pelas Águas do Rio Guaíba em Meio a Inundações

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, atingiu 4,50 metros na manhã desta sexta-feira (3), a maior marca desde a enchente histórica de 1941, quando o patamar chegou a 4,76 metros.

Foto: YouTube

Foto: YouTube

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, atingiu 4,50 metros na manhã desta sexta-feira (3), a maior marca desde a enchente histórica de 1941, quando o patamar chegou a 4,76 metros. A cota de inundação na região do Cais Mauá é de 3 metros. O avanço das águas já provocou alagamentos em diversas áreas da capital gaúcha, incluindo trechos da Orla na Zona Sul e as avenidas Mauá e Conceição, no acesso à cidade.

Diante da situação crítica, a Defesa Civil emitiu um alerta para inundação extrema, válido por 24 horas, orientando a população a evitar todas as regiões próximas ao Guaíba e locais de risco.

As fortes chuvas que atingiram o estado desde a última semana já causaram 32 mortes, 74 desaparecimentos e 56 feridos. A Defesa Civil estima que 24,2 mil pessoas estão fora de casa, sendo 7.165 em abrigos e 17.087 desalojadas. No total, 235 dos 496 municípios gaúchos registraram algum tipo de problema, afetando 351,6 mil pessoas.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Estado, o nível do Guaíba segue em elevação na manhã desta sexta-feira, com a última medição registrando 3,7 metros. O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estima que o nível possa chegar a 5 metros.

Para garantir a segurança da população, o governo federal decidiu interditar o trânsito nas duas pontes sobre o Rio Guaíba: a Ponte do Guaíba e a Ponte da Conceição. A decisão foi tomada após a colisão de duas embarcações contra a estrutura da Ponte da Conceição, além da alta do nível do Rio Jacuí.