Rio Grande do Sul Recebe Apoio Aéreo da FAB após Temporal

Na noite desta terça-feira (30), dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) foram designados para sobrevoar as áreas afetadas pelo temporal que assolou o Rio Grande do Sul, especificamente as regiões de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária.

Foto: G1 - Globo

Foto: G1 - Globo

Na noite desta terça-feira (30), dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) foram designados para sobrevoar as áreas afetadas pelo temporal que assolou o Rio Grande do Sul, especificamente as regiões de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária. A missão visa localizar e resgatar pessoas ilhadas após o desastre natural, que já resultou em cinco mortes e deixou 18 desaparecidos.

O mau tempo em Santa Maria impossibilitou a decolagem das aeronaves, adiando o início das operações de resgate até novas condições climáticas favoráveis.

Para facilitar a identificação dos pontos de resgate, a Defesa Civil do RS instruiu que pessoas em situação de risco acendam a lanterna do celular ou qualquer outro dispositivo luminoso, permitindo às equipes de resposta localizarem com precisão os locais de socorro.

Em uma das operações de auxílio já realizadas, a FAB conseguiu resgatar com sucesso uma família que estava ilhada em uma residência ameaçada de desabamento na região de Candelária. Os indivíduos foram içados por uma corda e transportados até Santa Cruz do Sul, em uma demonstração da eficácia das ações de resgate em andamento.

Enquanto isso, o governador Eduardo Leite (PSDB) fez um apelo de “urgência” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que a ajuda federal seja direcionada às cidades gaúchas atingidas pelo temporal. O estado, somente nesta terça-feira (30), registrou cinco óbitos decorrentes das intensas chuvas, reforçando a necessidade imediata de suporte às comunidades afetadas.

Abaixo a comunicado da FAB:

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi acionada, na noite desta terça-feira, (30/04), para auxiliar no resgate dos atingidos pela enchente que assola a população da região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS). Para ajudar na missão, a FAB colocou à disposição dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM). Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento (água entrando na casa), a qual foi içada e transportada da região de Candelária até Santa Cruz. Devido ao horário e às condições meteorológicas, a operação é auxiliada com a utilização de óculos de visão noturna (NVG).