Barranco condena censura e defende liberdade de imprensa

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) usou a tribuna na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (30.

Foto: PNB Online

Foto: PNB Online

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) usou a tribuna na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (30.04) para manifestar solidariedade aos jornalistas alvos de tentativa de censura por parte do Governo do Estado.

“Estes jornalistas tiveram as suas residências invadidas pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, através de uma ação que a ministra Carmen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF), acolhendo agora uma reclamação constitucional, que foi movida pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelo Instituto Vladimir Herzog, reconheceu que foi uma ação ilegal, inconstitucional e a suspendeu”, ressaltou o deputado.

O deputado se refere à decisão definitiva da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, que afastou a determinação da Justiça do Mato Grosso para que fossem apreendidos os celulares e computadores de dois jornalistas do estado.

A Abraji, junto a outras organizações, já havia destacado que a operação representava uma grave violação à liberdade de imprensa dos profissionais, que enfrentam um cenário de ameaças e insegurança no exercício do jornalismo no estado, por meio de casos de assédio judicial.

“Agora o Ministério Público de Mato Grosso, após a decisão da ministra, admitiu que houve erro na abertura da investigação contra estes jornalistas. A democracia só se consubstancia pela presença também da imprensa”, pontuou Barranco.

Assista o vídeo completo: