Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

descriminalização da maconha

Liberação da maconha não deve ser feita pelo STF, diz Pacheco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), voltou a dizer na 3ª feira (23.


Foto: Poder360

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), voltou a dizer na 3ª feira (23.abr.2024) que a descriminalização do porte de drogas para o consumo pessoal não pode ser feita por meio de uma decisão judicial. O STF (Supremo Tribunal Federal) analisa o tema.

"A ciência é que determina se a substância entorpecente deve ser lícita ou ilícita. Não pode uma decisão judicial pensar em uma substância e dizer: 'Não, essa substância em determinada quantidade, isso passa a ser lícito'. Sequer, descriminalizar a maconha e torná-la legal", disse Pacheco em discurso no Plenário do Senado, acrescentando que uma decisão judicial isolada pode criar "perplexidade e insegurança jurídica".

O senador sugeriu que o assunto seja debatido no "âmbito da política", pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pelo Executivo e pelo Congresso. "Há uma questão de reserva de poder, que é o poder da política de decidir isso junto com a sociedade brasileira, junto com as discussões dos cientistas que possam aferir isso."

JULGAMENTO NO STF

A descriminalização do porte de maconha para uso pessoal está em análise no Supremo.

O STF retomou em 6 de março a ação que começou a ser julgada em 2015 sobre a constitucionalidade do artigo 28 da Lei das Drogas (11.343 de 2006), que trata do transporte e armazenamento para uso pessoal. Na mesma data, o julgamento foi suspenso depois de o ministro Dias Toffoli fazer um pedido de vista –mais tempo para análise. Ele tem 90 dias para concluir.

O placar ficou em 5 votos a 3 para descriminalizar o porte de maconha.

Além da descriminalização do porte pessoal, a Corte discute os requisitos para diferenciar uso pessoal de tráfico de drogas. Hoje, a Lei das Drogas determina que a definição fica a critério do juiz.

PEC DAS DROGAS

Na contramão, o Senado aprovou, em 16 de abril, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 45 de 2023, que proíbe a posse e o porte de todas as drogas, inclusive a maconha.

A proposta é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador tomou a iniciativa depois que o STF retomou a votação da descriminalização da maconha para uso pessoal.


Leia mais:

PODER 360

Congresso Descriminalização Da Maconha Descriminalização Das Drogas Descriminalização Do Porte De Drogas Para Uso Pessoal Dias Toffoli Drogas Maconha PEC Das Drogas Porte De Drogas Porte De Drogas Para Uso Pessoal Porte De Maconha Rodrigo Pacheco STF Supremo Tribunal Federal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!