Enel anuncia plano de investimentos para São Paulo

A Enel apresentou ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), um plano de investimento para aprimorar a infraestrutura de distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo.

Foto: Poder360

Foto: Poder360

A Enel apresentou ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), um plano de investimento para aprimorar a infraestrutura de distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo. O encontro entre Nunes e diretores da empresa foi realizado na 2ª feira (15.abr.2024).

A concessionária anunciou que pretende investir R$ 6,2 bilhões na sua área de concessão, que inclui a capital e outros 23 municípios do Estado. A companhia informou que vai priorizar as áreas de atendimento aos consumidores e em ações de manutenção preventiva para evitar quedas de energia provocadas por chuvas e outros eventos climáticos.

Veja abaixo os principais pontos do plano de investimento:

  • contratação de até 1200 funcionários nos próximos 12 meses para reforço das operações em campo e redução do tempo médio de atendimento aos clientes;
  • modernização de trechos da rede de média e baixa tensão, com a instalação de redes compactas mais resistentes, além da instalação de mais equipamentos de automação que permitem manobras remotas de cargas quando há falta de energia;
  • intensificação de ações de manutenções preventivas e corretivas;
  • novos protocolos de gestão da operação em caso de contingência;
  • criação de uma força-tarefa conjunta com a prefeitura e um canal de comunicação para priorizar o atendimento das necessidades estratégicas do município;
  • dobrar o número de podas preventivas realizadas por ano, com a execução de cerca de 600 mil podas por ano na área de concessão; e
  • novas soluções para atendimento emergencial envolvendo queda de árvores.

Nunes mantém o tom de insatisfação

A apresentação do plano de investimento não diminuiu a tensão entre a prefeitura e a concessionária. A Enel está com sua imagem desgastada com a população paulista devido a uma série de apagões que se repetem desde o final do ano passado.

O apagão mais grave ocorreu em 3 de novembro de 2023. Na ocasião, cerca de 4 milhões de pessoas da capital paulista ficaram sem luz. Em várias regiões, a energia só foi retomada depois de 7 dias. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) multou a Enel em R$ 165 milhões pelo ocorrido.

Nunes já manifestou em diversas oportunidades sua insatisfação com os serviços da empresa e já procurou o Ministério de Minas e Energia e o TCU (Tribunal de Contas da União) para avaliar a possibilidade do rompimento do contrato de concessão.

"Minha preocupação e responsabilidade é com o bom serviço prestado à população. Muitas obrigações, principalmente de poda de árvores, dependem da atuação prévia das equipes da Enel. Vou continuar a fiscalização e cobrança por mais empenho da empresa, além de buscar no ente Federal alteração na Lei para ampliar esse poder por parte da Prefeitura", declarou Nunes sobre a reunião com a Enel.

Nunes apresentou nesta 3ª feira (16.abr) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um projeto de lei para conferir mais autonomia aos municípios nos contratos de concessão de energia elétrica. O PL altera a Lei 9.074 de 1995, que permite à prefeitura, entre outras atribuições, fiscalizar as atividades da Enel.

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) protocolou o projeto na Câmara dos Deputados. Leia a íntegra do ofício apresentado por Nunes (PDF – 3 MB).