Nicolás Maduro diz que Venezuela não é "colônia gringa" após decisão dos EUA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na segunda-feira (15) que o país sul-americano não é uma “colônia gringa”.

Foto: YouTube

Foto: YouTube

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na segunda-feira (15) que o país sul-americano não é uma “colônia gringa”.

A fala aconteceu após os Estados Unidos anunciarem que não renovariam uma licença temporária que aliviou amplamente as sanções ao setor de petróleo e gás venezuelano, a menos que Maduro fizesse progressos em compromissos para eleições livres e justas deste ano.

A licença 44 vai expirar na quinta-feira (18). O governo de Joe Biden tem poucas esperanças de que Maduro faça concessões suficientes antes desse prazo para satisfazer as exigências dos EUA.

Autoridades norte-americanas e da Venezuela se reuniram secretamente no México na última terça-feira (9), mas uma fonte familiarizada com as negociações pontuou que eles fizeram pouco ou nenhum progresso na redução de suas diferenças.

Ainda assim, a não renovação da licença não excluiria a possibilidade de os EUA emitirem uma licença nova e mais restritiva para substituí-la.

"Estamos avançando com ou sem licença, não somos uma colônia gringa", afirmou Maduro em seu programa semanal de televisão na noite de segunda-feira, acrescentando que o legislador e negociador do governo Jorge Rodríguez participou de uma videochamada sobre a decisão.