Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Justiça

PGR se manifesta a favor de queixa-crime contra o deputado José Nelto

A PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestou nesta 2ª feira (15.


Foto: Poder360

A PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestou nesta 2ª feira (15.abr.2024) a favor de receber uma queixa-crime do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) contra o também deputado José Nelto (PP-GO). Eis a íntegra (PDF – 99 kB).

O caso se deu em junho de 2023 quando, durante um podcast, Nelto chamou Gayer de "fascista", "nazista" e "idiota". Também disse que ele teria ido para Brasília para "bater numa enfermeira", em referência a um vídeo publicado em 2020 sobre um protesto de funcionários do CFE (Conselho Federal de Enfermagem).

Segundo o vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand Filho, o deputado "ultrapassou os limites da liberdade de expressão e os contornos da imunidade parlamentar".

José Nelto, por sua vez, havia defendido que suas declarações estariam protegidas pela liberdade de expressão que o caso se deu em um debate em que ambos foram desrespeitosos o que configuraria como retorsão imediata.

"A liberdade de expressão é direito individual de índole constitucional, porém, sem caráter absoluto. Não se presta, por isso, como escudo para a prática de infrações penais", disse o vice procurador-geral.

Por José Nelto ter imunidade parlamentar, o caso passa a ser analisada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Em um 1º momento, a ministra do caso, Cármen Lúcia, precisa deferir o pedido de indiciamento antes de ser julgado na Corte.

PODER 360

Congresso Justiça Cármen Lúcia Conselho Federal De Enfermagem Goiás Gustavo Gayer Hidenburgo Chateaubriand José Nelto PGR PL PP Procuradoria Geral Da República STF Supremo Tribunal Federal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!