Conib diz que situação "está sob controle" e comitiva segue em Israel

A comitiva da Conib (Confederação Israelita do Brasil) que chegou neste sábado (13.

Foto: Poder360

Foto: Poder360

A comitiva da Conib (Confederação Israelita do Brasil) que chegou neste sábado (13.abr.2024) a Jerusálem continuará em missão humanitária no país e dará apoio “contra mundo terrorista”. A informação foi confirmada pelo presidente da confederação, Claudio Lottenberg, após o país ser atacado pelo Irã com drones e mísseis.

"O governo informa que a situação está sob controle e nós imaginamos que sim. A missão deve continuar. Reforço o espírito desta missão, que é dar apoio ao Estado de Israel nesta luta contra o mundo terrorista, mundo este também patrocinado pelo estado do Irã", afirmou o presidente da Conib, Claudio Lottenberg.

Em vídeo gravado no hall do hotel, o brasileiro afirmou que a situação “está sob controle” e que o país está preparado para responder aos ataques.

Lottenberg confirmou que já esteve com o jornalista e escritor Henrique Cymerman para falar sobre o atual momento de Israel.

Asssita o vídeo (58seg):

Ataque

O Irã atacou Israel com drones e mísseis neste sábado. O país já estava em estado de alerta máximo depois que o planejamento do ataque aéreo iraniano foi divulgado pela mídia local.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou a afirmar que o país estaria pronto para um "ataque direto" do Irã. Logo após o ataque, as forças armadas do país anunciaram ter dado início à interceptação dos ataques.

Israel e Irã nunca tinham se envolvido em um conflito direto. A capital do Irã, Teerã, está a 1.585 km de Tel Aviv, sede das embaixadas em Israel. O trajeto, segundo o exército de Israel, dura horas.