Irã lança ataque com drones a Israel e Netanyahu diz estar pronto

O Irã lançou neste sábado (13.

Foto: Poder360

Foto: Poder360

O Irã lançou neste sábado (13.abr.2024) um ataque com dezenas drones contra Israel. A informação foi confirmada pelas IDF (Forças de Defesa de Israel).

"Recentemente, o Irã lançou drones de dentro do seu território em direção a Israel. As FDI estão em alerta máximo e monitorando a situação. A defesa aérea das FDI está em alerta máximo, juntamente com os caças aeronáutica e os navios da marinha israelense que estão em missão de defesa do espaço aéreo e naval israelense. As FDI estão monitorando todos os alvos", disse em comunicado oficial.

O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está pronto para um "ataque direto" do Irã. O porta-voz do Exército israelense confirmou à mídia local que aviões do país levantaram voo de uma base no sul de Israel. É o início da movimentação de defesa.

Segundo Israel, o tempo de duração do deslocamento dos drones é de aproximadamente 9 horas até o país judeu.

A Casa Branca se pronunciou sobre o tema. O presidente norte-americano Joe Biden declarou apoio aos israelenses.

Eis o comunicado dos norte-americanos:

"O Irã iniciou um ataque aéreo contra Israel. O presidente Joe Biden está sendo informado com frequência sobre a situação pelo seu conselho nacional de segurança e terá uma reunião com eles nesta tarde na Casa Branca. Seu time está em constante contato com militares de Israel assim como outros parceiros e aliados. É provável que este ataque se concretize em algumas horas. O presidente Joe Biden foi claro: o nosso apoio à segurança de Israel é inflexível. Os Estados Unidos estarão ao lado do povo de Israel e apoiarão a sua defesa contra estas ameaças do Irã."

País fechado

Mais cedo, o Irã apreendeu, perto do Estreito de Ormuz, um navio de carga que diz estar “ligado a Israel”. Foi identificado como o MSC Aries, de bandeira portuguesa, que teria partido de um porto nos Emirados Árabes até a Índia.

A região vive tensão elevada depois que um ataque à embaixada do iraniana na Síria deixou ao menos 8 mortos em 1º de abril. Os 2 países atribuíram a culpa do ataque a Israel.

"O navio foi agora guiado para as águas territoriais do nosso país", informou a estatal do Irã, IRNA.

Israel anunciou antes do ataque uma série de medidas para prevenção interna. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o país está preparado “para a possibilidade de um ataque direto” e convocou o gabinete de guerra para uma reunião.

O exército israelense fechou escolas a partir deste domingo (14.abr), considerado o 1º dia da semana no país, não haverá atividades educacionais, disse o porta-voz do Exército, Daniel Hagari, em um comunicado.