Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Justiça

Governo questiona no STF leis do RS e PR que facilitam porte de arma

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio da AGU (Advocacia Geral da União), questionou no STF (Supremo Tribunal Federal) leis do Rio Grande do Sul e do Paraná que facilitam o porte de arma de fogo.


Foto: Poder360

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio da AGU (Advocacia Geral da União), questionou no STF (Supremo Tribunal Federal) leis do Rio Grande do Sul e do Paraná que facilitam o porte de arma de fogo. Os pedidos são assinados pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pelo próprio Lula.

Na norma do Rio Grande do Sul, é permitido o porte de armas para funcionários do Instituto Geral de Perícias no Estado. No caso do Paraná, o direito é concedido a funcionários do IML (Instituto Médico Legal) e do Instituto de Criminalística.

Na peça, a União diz que há uma invasão de prerrogativa em relação ao tema. Diz que não há uma lei federal que permite aos Estados e ao Distrito Federal a possibilidade de legislar sobre o porte de arma de fogo.

Além disso, a AGU indica que as normas colocam em risco a sociedade, já que ficará exposta a mais armas de fogo.

O governo pede a concessão de medida cautelar para suspender os efeitos da Lei até o julgamento do mérito da ação. As ações foram protocoladas na 4ª feira (10.abr.2024) e ainda não têm relator.

Em 3 de abril, o STF derrubou uma lei do Paraná questionada pelo governo no STF que facilitava o porte de armas para CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores). O pedido também foi assinada por Lula, que argumenta que cabe ao governo federal definir quem são os titulares de eventual porte de arma e especificar as excepcionais situações em que é admitida.

PODER 360

Governo Justiça Advocacia Geral Da União AGU Governo Lula Jorge Messias Luiz Inácio Lula Da Silva Lula Paraná Porte De Armas Rio Grande Do Sul STF Supremo Tribunal Federal União

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!