Figurino de Zé Inocêncio em "Renascer" foi inspirado em agricultor suíço

Se José Inocêncio (Marcos Palmeira) fosse uma pessoa real, possivelmente, ele seria Ernst Götsch, um fazendeiro suíço radicado no Brasil desde 1980, dono de fazendas de cacau na região de Ilhéus, sul da Bahia.

Na segunda fase da trama, a responsável pelos looks dos personagens buscou aproximar o visual de Inocêncio ao de Ernst, que leva um estilo de vida próximo ao representado na novela.

Assim como o personagem, o suíço se destacou por sua produção, que trabalha ao mesmo tempo a regeneração florestal. Criador de uma agricultura sintrópica, ele também tem como objetivo recuperar as nascentes, através da liberação de água de suas plantações na atmosfera .

Dono de um cacau de excelente qualidade, de acordo com a BBC News, o produtor usou apenas 1% de sua propriedade de 510 hectares, em 2021, para o plantio do cacau. A favor da agrofloresta, ele também planta árvores frutíferas e legumes variados.

View this post on Instagram

A post shared by Marcos Palmeira (@marcospalmeiraoficial)

Provando que a inspiração de Ernest vai muito além do figurino, em outubro de 2023, Marcos Palmeira compartilhou um vídeo caminhando pela fazenda do suíço ao lado de Juan Paiva, durante as gravações.

“É um privilégio a produção poder ter como inspiração o cultivo do cacau agroflorestal”, escreveu o ator.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Figurino de Zé Inocêncio em “Renascer” foi inspirado em agricultor suíço no site CNN Brasil.