Dissertação do ECCO explora vivências de imigrantes artistas latino-americanas
(Foto: Reprodução) Nesta quinta-feira (04.
Nesta quinta-feira (04.04), o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO/UFMT) promoveu a defesa pública de dissertação de mestrado da artista venezuelana Yndira Villarroel. Sob a orientação da doutora em Psicologia, Luciana Dadico, com pós-doutorado em Estudos Culturais, Villarroel apresentou uma pesquisa que discute as interseccionalidades de gênero vivenciadas pelas mulheres músicas imigrantes latino-americanas.
Yndira, imigrante venezuelana residente no Brasil há mais de uma década e agora naturalizada brasileira, compartilhou, em entrevista ao PNB Online, que sua dissertação, construída a partir de uma perspectiva autobiográfica, explora as experiências de mulheres imigrantes na cena musical latino-americana, incluindo não apenas sua própria jornada, mas também a de três artistas convidadas.
Para Villarroel, há um desafio gratificante em conduzir uma pesquisa narrativa que não apenas analise suas próprias vivências, mas também as de suas colegas. Como explica a pesquisadora, ela utiliza a narração oral para obter uma compreensão mais profunda das experiências compartilhadas.
"Através da narração, especialmente a oral, podemos obter muitas mais informações, no sentido de ouvir e escutar além, observar às entrevistadas em todos os sentidos. Além disso, auxilia na reconfiguração do caminho percorrido e da história de vida das mulheres participantes", explica.
A motivação por trás da escolha desse tema para sua dissertação foi fortemente influenciada por sua própria experiência migratória e os desafios enfrentados no meio musical. "O que mais me motivou foram as coisas que eu vivi como imigrante, os desafios e as violações sofridas ao longo deste caminho, incluindo o ambiente musical. Além disso, identificar o que há detrás desse processo, o porquê dessas violações e desafios".
Ao ser questionada sobre os principais achados de sua pesquisa, Villarroel ressaltou a descoberta de novas interseccionalidades que exigem consideração e atenção no contexto das questões de gênero. Desse modo, os resultados contribuem para um avanço no entendimento das complexidades enfrentadas por mulheres músicas imigrantes latino-americanas.