MT se destaca com aumento de empresas exportadoras em 2023

MT se destaca com aumento de empresas exportadoras em 2023 – Foto por: Secom/MT Um estudo da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex-MDIC) apontou que as regiões Norte e Centro-Oeste foram as que registraram o maior aumento percentual de novas empresas brasileiras exportadoras em 2023.

MT se destaca com aumento de empresas exportadoras em 2023 – Foto por: Secom/MT

Um estudo da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex-MDIC) apontou que as regiões Norte e Centro-Oeste foram as que registraram o maior aumento percentual de novas empresas brasileiras exportadoras em 2023. No Centro-Oeste, Mato Grosso desponta com crescimento significativo, com destaque para microempresas e empresas de pequeno porte voltadas para o comércio exterior.

O relatório destaca em Mato Grosso um aumento de 14,8% no número de empresas de pequeno porte voltadas para a exportação, contribuindo para o fortalecimento do setor no estado na comparação entre 2023 e 2022. Quando observadas as médias e grandes empresas, também há um aumento considerável de cerca de 10%.

Além disso, Mato Grosso lidera em valores de exportação na região, totalizando R$ 29 bilhões exportados em 2023.

O estudo mostra que o Brasil alcançou um recorde de 28.524 empresas vendendo para o exterior no ano passado, um aumento de 2% em relação a 2022. O relatório da Secex analisa o crescimento com base no porte das empresas, produtos exportados, destinos e origens, fornecendo insights valiosos sobre o comércio exterior brasileiro.

No contexto regional, o Norte apresentou o maior crescimento percentual, com 8,8%, seguido pelo Centro-Oeste com 8%. Esses dados refletem o dinamismo e a expansão do comércio internacional brasileiro, com contribuições significativas de estados como Mato Grosso para o cenário econômico nacional.