Santuário em Chapada dos Guimarães recebe elefanta resgatada na Argentina

Elefanta resgatada em Buenos Aires está a caminho de Santuário em Chapada dos Guimarães (Foto: SEB / Divulgação) O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães, recebe, já nos próximos dias, uma nova moradora: a elefanta africana Pupy.

Santuário em Chapada dos Guimarães recebe elefanta resgatada na Argentina
Elefanta resgatada em Buenos Aires está a caminho de Santuário em Chapada dos Guimarães (Foto: SEB / Divulgação)

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães, recebe, já nos próximos dias, uma nova moradora: a elefanta africana Pupy. Após décadas vivendo em cativeiro no antigo zoológico de Buenos Aires, hoje Ecoparque, a fêmea de cerca de 40 anos já começou a viagem de aproximadamente 2.690 km rumo a Mato Grosso.

A data de chegada não foi divulgada, mas o SEB, organização sem fins lucrativos que coordena o resgate, atualiza diariamente a quilometragem percorrida. A viagem seguirá o mesmo trajeto feito por Mara, outra elefanta transferida da capital argentina para o santuário em 2020. Como nas outras transferências, o ritmo do transporte será ditado pelo próprio animal. A equipe faz pausas conforme seu comportamento e bem-estar.

De acordo com o SEB, Pupy foi levada da África para a Argentina ainda jovem, no início dos anos 1990. No zoológico portenho, conviveu por mais de três décadas com a elefanta Kuky, que morreu em outubro do ano passado. Desde então, Pupy vive sozinha. O santuário brasileiro será seu lar definitivo e o primeiro onde terá espaço e ambiente natural para retomar comportamentos típicos de sua espécie.

Ela será a primeira elefanta africana a ocupar o habitat destinado a fêmeas africanas no SEB, embora em breve ela deva receber mais companhia. A previsão é que Kenya, outra elefanta africana também resgatada, chegue ao santuário nos próximos meses. Segundo os especialistas, os elefantes são animais altamente sociais e o convívio com outros da mesma espécie é fundamental para seu bem-estar.

Mais sobre o SEB

O SEB abriga hoje cinco elefantes asiáticos resgatados de diferentes situações de cativeiro. Instalado em uma área de 1.200 hectares de vegetação preservada na Chapada dos Guimarães, o santuário foi inaugurado em 2016, após anos de planejamento e negociações com autoridades brasileiras. É o único da América Latina dedicado exclusivamente à espécie.

O local não é aberto à visitação pública. A proposta é dar aos elefantes um espaço de recuperação física e emocional, livre da exposição à qual foram submetidos ao longo da vida. A presença constante de visitantes, segundo a equipe do SEB, poderia comprometer o processo de readaptação dos animais a uma vida mais próxima da natureza.

Confira imagens do resgate de Pupy na Argentina: