Tião da Zaeli admite rompimento com Moretti e Câmara já avalia impeachment

A possibilidade de retirar a prefeita Flávia Moretti (PL) do cargo está sendo aventada nos corredores da Câmara de Várzea Grande, de acordo com apuração feita pela reportagem do PNB Online nesta terça-feira (25.

Tião da Zaeli admite rompimento com Moretti e Câmara já avalia impeachment

A possibilidade de retirar a prefeita Flávia Moretti (PL) do cargo está sendo aventada nos corredores da Câmara de Várzea Grande, de acordo com apuração feita pela reportagem do PNB Online nesta terça-feira (25.03).

A estratégia dos vereadores várzea-grandenses, segundo apurou a reportagem, é desidratar ao máximo a prefeita durante os próximos meses. Ponto a favor dessa estratégia é o rompimento de Flávia com o vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), que declarou nesta terça estar totalmente rompido com a prefeita.

“Eu só vou me pronunciar acerca do acontecido no dia 31, de acordo com o que eu preguei desde o início e espero um alinhamento administrativo, um alinhamento de resposta da população em 90 dias. Em 90 dias, eu acho que eu vou ter bastante o que falar. Nesse momento eu não tenho”, declarou Tião.

Questionado se, após os 90 dias, poderá ser iniciado um processo de retirada da prefeita do cargo, Tião negou qualquer articulação nesse sentido. “De jeito nenhum”, declarou o vice-prefeito ao ser questionado sobre um possível impeachment.

Na tribuna da Câmara, logo após falar com a imprensa, Tião cobrou Moretti novamente, deixando evidente o clima de tensão entre os dois.

“Considere o seu grupo. Você não chega sozinha a lugar nenhum, nem na sepultura”, declarou Zaeli. “A política é dinâmica, nós podemos ter eleições daqui dois, daqui três, daqui quatro anos, nós temos que considerar isso e preservar os companheiros”, comentou Tião.

Enfraquecimento de Flávia Moretti e impeachment

As discussões sobre o impeachment de Flávia Moretti começam a circular com mais intensidade na Câmara. Ao vislumbrar o futuro, vereadores entendem que está cada diz mais inviável o diálogo com a prefeita.

Nem mesmo a visita do presidente do PL à Câmara, Ananias Filho, foi suficiente para atenuar a animosidade que parte até mesmo de vereadores do próprio partido da prefeita, que preferem Tião a Moretti.

Assessoria

“Nós já temos isso [impeachment] no radar, mas não podemos fazer nada agora. Se fizermos, a população se volta contra nós e ela vai usar o discurso de violência política de gênero para afirmar que está sendo perseguida”, revelou um vereador, sob condição de anonimato.

Outro vereador, com cargo na Mesa Diretora, revelou que a insatisfação dos representantes da população na Câmara se dá por conta da inabilidade política de Moretti. O atual secretário de Governo, Benedito Lucas, responsável pela articulação política da prefeita, recebeu o apelido de “Dito Mentira” dos vereadores várzea-grandenses.

“Ele veio aqui e perguntou o que a gente queria. Nós não queremos nada, queremos saber o que a Prefeitura tem a oferecer”, declarou um vereador.

Além das questões políticas, vereadores citam caos na saúde pública, dificuldade de tapar buracos na cidade e ineficiência na tentativa de solucionar o problema da água na cidade.

“Ela alega que não pode realizar investimentos por conta dos precatórios, mas o Kalil pagava R$ 2 milhões de precatórios por mês e ela está pagando R$ 10 milhões, não tem como mudar isso? Não tem como procurar o Tribunal de Justiça? Ela precisa fazer algo”, reclamou outro vereador.