Ministra Margareth Menezes lança projeto na UFMT esta semana

Ministra Margareth Menezes lança projeto na UFMT esta semana (Foto: Agência Brasil) Nesta quarta-feira (27.

Ministra Margareth Menezes lança projeto na UFMT esta semana (Foto: Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (27.03), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia o lançamento do projeto “Caminhos das Águas – Fortalecendo Fazeres e Saberes Artísticos e Culturais”, uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC) através do Programa Olhos d’Água. O evento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e será realizado no Teatro Universitário, no Campus de Cuiabá, com início às 9 horas.

O seminário, que leva o nome do projeto, será aberto à comunidade interessada, especialmente agentes e mobilizadores comunitários, artistas, educadores e educomunicadores, sem necessidade de inscrição prévia. Além da UFMT, o projeto envolve parcerias com outras universidades brasileiras, visando a formação de redes e a estreita relação entre cultura e educação, promovendo a democratização do acesso aos processos de produção e difusão de conhecimento em cultura e arte.

O projeto Caminhos das Águas integra a política de formação artística e cultural do MinC, no âmbito do programa Olhos d'Água. Ele visa fortalecer saberes e fazeres através de cursos, bolsas para desenvolvimento de projetos territoriais e ocupações artístico-culturais. O foco está na conexão com territórios considerados “caminhos das águas”, seguindo rotas de rios e afluentes em todo o Brasil.

Para a diretora de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura, Naine Terena, o projeto busca apoiar artistas-educadores e mestres de cultura na organização de sua atuação. "Entendemos a importância das potencialidades locais e as vemos como ferramentas importantes para as suas comunidades, sendo as trilhas formativas uma maneira de apoiar artistas-educadores, mestres de cultura e demais fazedores de arte-cultura-educação a organizarem sua atuação. Pensando nisso, teremos dentro desse escopo, uma etapa voltada para a elaboração de projetos", explica.

O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, ressalta que o projeto está alinhado à missão da universidade, democratizando o acesso à formação de qualidade e ampliando o diálogo entre o MinC e as instituições de ensino superior com a sociedade civil.

O seminário marca o início de uma proposta aberta à difusão e integração das comunidades às ações do MinC, com foco em grupos e territórios que estão à margem dos grandes centros urbanos. O projeto contempla iniciativas como bolsas para fortalecimento cultural e ocupações artístico-culturais, visando uma educação integral e inclusiva para crianças, jovens e adultos.