Câmara decide substituir servidora efetiva que descobria falhas em projetos de Abilio

A secretária das Comissões Permanentes da Câmara de Cuiabá, Fabiana Orlandi, foi informada na última quinta-feira (20.

Câmara decide substituir servidora efetiva que descobria falhas em projetos de Abilio

A secretária das Comissões Permanentes da Câmara de Cuiabá, Fabiana Orlandi, foi informada na última quinta-feira (20.03) sobre sua demissão do cargo pela presidente da Casa, Paula Calil (PL), aliada do prefeito Abilio Brunini (PL).

Fabiana Orlandi, que é servidora pública concursada desde 1991, tornou-se referência em razão da capacidade técnica de análise de constitucionalidade dos projetos de lei que chegam ao Legislativo cuiabano.

A servidora deve ser substituída por uma indicação política. Como se trata de um cargo restrito para servidores de carreira, Orlandi deve ser trocada por um servidor que foi candidato a vereador e tem ligações políticas com um dos vereadores. O nome deve ser publicado segunda ou terça-feira.

Quem também entrou na “mira” da presidente Paula Calil foi o veterano Eronildes Dias da Luz, o Nona, que ocupa cargo de apoio à Mesa Diretora. A informação de que poderia sair do cargo levou Nona a solicitar uma reunião nesta sexta com Paula, pedido que ainda não foi atendido pela presidente.

 

Servidora é conhecida pela alta capacidade técnica

A capacidade técnica de Fabiana Orlandi acabou se tornando um problema, de acordo com vereadores ouvidos pela reportagem do PNB Online. Nos bastidores, a informação é de que a secretária teria sido rejeitada pela gestão Abilio em razão de devolver projetos de lei que apresentavam vícios e falhas que não poderiam ser corrigidos na Câmara.

Esse tipo de procedimento é totalmente comum e foi amplamente utilizado também na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), mas acabou causando desavenças na nova gestão.

Também pesou contra a servidora os interesses de vereadores da base que pretendiam ter um nome “só deles” para realizar a composição da Câmara. Este nome deve sair dos quadros do próprio legislativo.

O novo secretário deve encarar os mesmo problemas enfrentados por Orlandi em textos encaminhados ao legislativo. No último episódio, o prefeito simplesmente “esqueceu” de incluir a previdência do município entre os recursos que precisavam ser remanejados após a reforma adminstrativa. Enviou um primeiro projeto com R$ 331 milhões de remanejamento, e reenviou o mesmo texto, com o valor corrigido, de R$ 1 bilhão de remanejamento.

O que diz a Câmara

Por meio de nota, a Câmara agradeceu o trabalhado da servidora efetiva e afirmou que o substituto ou substituta deve ser anunciado em breve.

Nota à Imprensa

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), informa que a mudança na Secretaria de Comissões é um procedimento natural, decorrente do início de uma nova gestão.

Reconhece, valoriza e agradece a atuação da gestora anterior, que conduziu a pasta com comprometimento e competência técnica exemplar.

O nome da nova pessoa responsável pela Secretaria de Comissões será divulgado nos próximos dias.