Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Poder Economia

Movimentação de contêineres no Porto de Santos cresce 12% em janeiro

A movimentação de contêineres no Porto de Santos, em São Paulo, foi de 460,8 mil TEUs (Unidade Equivalente a Vinte Pés, em português) em janeiro, o maior valor já registrado para o período desde o início da série histórica.


Foto: Poder360

A movimentação de contêineres no Porto de Santos, em São Paulo, foi de 460,8 mil TEUs (Unidade Equivalente a Vinte Pés, em português) em janeiro, o maior valor já registrado para o período desde o início da série histórica. O número representa um aumento de 12,1% em comparação aos 410,9 mil TEUs no mesmo mês de 2024. Eis a íntegra do relatório (PDF – 3 MB) disponibilizado pela autoridade portuária.

Um TEU corresponde ao tamanho de um contêiner padrão de 20 pés de comprimento (aproximadamente 6,1 metros). Como o transporte de carga é frequentemente realizado usando contêineres de diferentes tamanhos, o TEU ajuda a padronizar e facilitar a comparação entre diferentes volumes de carga. Por exemplo, um contêiner de 40 pés (aproximadamente 12,2 metros) é considerado equivalente a 2 TEUs.

No período, os principais produtos embarcados foram:

Entre os produtos desembarcados, os destaques são:


Evolução da movimentação de contêineres entre 2022 e 2024


ATRASO DE EMBARQUES

Apesar do desempenho aparentemente positivo, o economista Lucas Moreno, CEO e cofundador da startup de logística ElloX, explica que o número representa cargas que estavam represadas no Porto de Santos, fator que vem causando prejuízo para os produtores e exportadores.

“Este volume eu considero artificial, pois é devido a acúmulo de carga represada do mês de dezembro. Importante observarmos o volume de fevereiro para ter uma visão mais clara do cenário”, afirmou ao Poder360.

Diversos setores da economia brasileira têm apresentado queixas com o ritmo nos portos brasileiros. "O Brasil está perdendo eficiência e competitividade. “O setor agropecuário tem batido recordes de exportação, mas os investimentos em infraestrutura não acompanham esse crescimento", disse Eduardo Heron, do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), ao jornal digital.

Assista (29min48s):

STS10

Em março, ocorrerá o leilão do terminal STS10 (Tecon Santos 10), um dos projetos mais aguardados do setor portuário.

Com uma área de 601,9 mil m², o terminal será dedicado à movimentação de contêineres, com capacidade estimada de 2 milhões de TEUs por ano. O investimento previsto é de R$ 3,51 bilhões, com um contrato de concessão de 25 anos.

"Projetos como a concessão do STS-10 e a ampliação do canal de acesso são fundamentais, mas estão andando a passos lentos", declarou Heron.

PODER 360

Poder Agro Poder Economia Poder Infra Balança Comercial Carga Conteinerizada Comércio Exterior Concessão Portuária Economia Brasileira Exportação Importação Infraestrutura Portuária Investimento Em Portos Leilão Portuário Logística Portuária Movimentação De Contêineres Porto De Santos Tecon Santos 1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!