É hora e vez de o Brasil assumir liderança na transição energética, diz Barroso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse à CNN que, se aprovada a exploração de petróleo e gás natural na Foz do Amazonas, será necessária uma compensação em transição energética.

É hora e vez de o Brasil assumir liderança na transição energética, diz Barroso

Barroso pontua que é um tema político. "Eu acho que essa questão é essencialmente política, uma decisão a ser tomada pelas instâncias próprias, sobretudo do Poder Executivo. Não é meu papel tomar partido nessa discussão e acho que nem do Poder Judiciário essa é uma decisão política", diz o ministro.

Durante discurso no evento, Barroso apontou a importância do judiciário atuar em casos de decisões ambientais. “Proteção ambiental é uma causa da humanidade e não tem ideologia política".

O presidente do STF também reforçou a urgência da luta contra as mudanças climáticas. “Nós estamos atrasados e com pressa. Na verdade é uma situação que já começa a se manifestar em olhos vivos, em situações como a maior seca da história da Amazônia. De acordo com a organização meteorológica mundial, a emissão de gases de efeito estufa tem aumentado ao longo desses últimos anos e os principais emissores são as China, Estados Unidos, Rússia e o Japão", disse Barroso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em É hora e vez de o Brasil assumir liderança na transição energética, diz Barroso no site CNN Brasil.