Sem exportação aos EUA, montadoras projetam oportunidade em tarifa de Trump
A sinalização do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que irá impor tarifas de ao menos 25% à importação de automóveis é observada pelas montadoras em operação no Brasil como uma "oportunidade", disseram à CNN fontes do setor, que aguardam a oficialização da medida para se posicionar publicamente.
A sinalização do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que irá impor tarifas de ao menos 25% à importação de automóveis é observada pelas montadoras em operação no Brasil como uma "oportunidade", disseram à CNN fontes do setor, que aguardam a oficialização da medida para se posicionar publicamente.
Trump indicou que as tarifas em torno de 25% devem ser apresentadas em 2 de abril. Atualmente a tarifa para automóveis de passageiros nos Estados Unidos é dez vezes menor: de 2,5%.
A medida não assusta as montadoras brasileiras já que suas exportações de veículos de passageiros para os EUA são praticamente nulas: em 2024, foram vendidos cerca de US$ 6 milhões em automóveis, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Na visão de membros do setor, contudo, uma série de países que disputam investimentos com o Brasil serão impactados pela medida, sendo o principal deles o México. Segundo os relatos, o fato de as montadoras do país abastecerem os EUA é corriqueiramente decisivo para a escolha de investidores.
Hoje o México produz cerca de quatro milhões de veículos por ano e importa quase três milhões deste total ao vizinho norte-americano. As tarifas de Trump devem eliminar parte do diferencial para o país. Assim, o terreno se torna mais propício para o Brasil "vencer" e atrair os investimentos.
Os EUA são o maior importador de carros do mundo. Em 2023, foram registrados US$ 208 bilhões em compras. As maiores fatias tem como origem México, com cerca de US$ 44 bilhões; Japão, com US$ 40,9 bilhões; Canadá, com US$ 35 bilhões; Coreia do Sul, com US$ 31 bilhões; e Alemanha, com US$ 24 bilhões.
O segmento vê oportunidade, mas também risco. Existe a percepção de que parte da produção que deixará de ser destinada aos Estados Unidos possa ser direcionada ao Brasil e outros países da América do Sul — principais mercados para as montadoras que operam em território nacional.
A maior parte das exportações das montadoras brasileiras aos EUA dizem respeito a veículos de transporte de mercadorias: cerca de US$ 283 milhões em 2024, segundo o Mdic. Mas estes produtos já são tarifados em 25% atualmente pelo país norte-americano.
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