Rodoanel avança com obras de viadutos e pontes em Cuiabá e VG

Rodoanel avança com obras de viadutos e pontes em Cuiabá e VG (Foto: Governo de Mato Grosso) As obras do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande seguem avançando, com destaque neste fim de semana para o lançamento das vigas do viaduto sobre a MT-251, estrada que dá acesso a Chapada dos Guimarães.

Rodoanel avança com obras de viadutos e pontes em Cuiabá e VG
Rodoanel avança com obras de viadutos e pontes em Cuiabá e VG (Foto: Governo de Mato Grosso)

As obras do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande seguem avançando, com destaque neste fim de semana para o lançamento das vigas do viaduto sobre a MT-251, estrada que dá acesso a Chapada dos Guimarães. A instalação marca mais um passo na construção da infraestrutura que promete desafogar o trânsito da região metropolitana. Durante a operação, não haverá interdições, apenas pequenos desvios no tráfego local.

Com investimento inicial de R$ 206 milhões, o projeto é financiado em parceria entre o Governo de Mato Grosso e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O Estado, além de aportar 40% do valor, é responsável por despesas com desapropriações e ajustes, o que pode elevar sua participação para 60% do custo total. A primeira etapa da rodovia terá 21,5 km de extensão com pista duplicada e a inclusão de viadutos, pontes e passagens de nível.

O Rodoanel permitirá o desvio de caminhões pesados do perímetro urbano de Cuiabá e Várzea Grande, reduzindo o tráfego nas cidades e otimizando as viagens para motoristas em trânsito. Atualmente, as obras de terraplanagem avançam no lado de Várzea Grande, enquanto o viaduto sobre a MT-010 (Estrada da Guia) está 99% concluído, e as novas pontes sobre o Rio Cuiabá alcançaram 98% de execução.

A construção também prevê uma trincheira na Avenida Antártica, viadutos no encontro com a BR-163/364 e passagens de nível em áreas de grande movimentação, como próximo ao Bom Futuro e Arautos do Evangelho. Já está planejada uma segunda etapa que estenderá o Rodoanel até a BR-070/163/364, passando pelo Distrito Industrial, completando um total de 52 km de extensão.

Após ter sido paralisada em 2011 por denúncias de irregularidades, a obra foi retomada em 2021, após a atual gestão solucionar impasses jurídicos e financeiros. Iniciadas originalmente em 2006, as intervenções têm agora previsão de conclusão para melhorar a mobilidade urbana e a logística na região metropolitana de Cuiabá.