Alckmin usa memes e aumenta em 186% engajamento nas redes

A equipe de redes sociais do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) mantém a aposta em memes nas redes sociais para falar sobre as propostas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministério comandado por ele (Mdic).

Alckmin usa memes e aumenta em 186% engajamento nas redes
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As redes analisadas foram Facebook, X (ex-Twitter) e Instagram.

A publicação com mais visualizações em seu perfil no X em 2024 é sobre o investimento de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil. Alckmin compartilhou uma montagem mostrando o Chureito Pagoda, conhecido cartão-postal do Japão, com uma imagem sua de quimono e de desenhos como "Naruto", "Pokémon" e "Os Cavaleiros do Zodíaco". O post tem mais de 10,2 milhões de visualizações, 48.000 curtidas e 12.000 compartilhamentos.

Em termos de seguidores, o aumento foi de 3,8%:

  • julho de 20233 milhões seguidores no X, Instagram e Facebook;
  • fevereiro de 20243,1 milhões seguidores no X, Instagram e Facebook.

QUEM FAZ OS POSTS

As criações dos posts são de autoria de uma equipe exclusiva para a administração das redes de Alckmin. Em agosto de 2023, o perfil do vice-presidente no Instagram havia divulgado o acordo de isenção de vistos para períodos de até 90 dias entre Brasil e Japão por meio de uma imagem do pokémon Pikachu e a bandeira do Brasil nas bochechas.

Foi a 1ª postagem que divulgava ações relacionadas ao governo em formato de meme.

O objetivo dessa estratégia é:

  • aumentar o alcance das publicações do vice-presidente e divulgar as ações do governo ou do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), principalmente para o público jovem;
  • mostrar um lado mais informal de Geraldo Alckmin.

LULA COM CHUCHU

Foi na campanha das eleições de 2022 que o vice-presidente começou a quebrar a imagem séria e discreta que mantinha até então.

Em maio daquele ano, em evento de lançamento da chapa presidencial Lula-Alckmin, o ex-governador fez um trocadilho com o nome do presidente e com o apelido que ganhou de adversários políticos em São Paulo. Disse que "lula é um prato que cai bem com chuchu". Alckmin era chamado de "picolé de chuchu", referência a um alimento sem graça, por seu jeito discreto e pronunciamentos pouco entusiasmados. O discurso no evento foi bastante aplaudido.

Em novembro de 2022, o vice-presidente viralizou nas redes sociais ao usar meias de bolinhas em evento no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), em Brasília, onde era realizada a transição de governo. Alckmin recebeu elogios e foi chamado de "descolado".

Copyright Sérgio Lima/Poder360 – 10.nov2022 Alckmin usando meias de bolinha em evento em Brasília