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VLT Cuiabano é aprovado e segue para etapa final do PAC Mobilidade

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou na manhã desta segunda-feira (18.


O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou na manhã desta segunda-feira (18.03) que o projeto do VLT Cuiabano cumpriu os critérios definidos e se enquadrou nos requisitos estabelecidos no Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável. O anúncio foi feito com base no Ofício 11/2024 do Ministério das Cidades, assinado pelo diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana, André Almeida Molina.

"Ainda temos alguns caminhos pela frente, mas o nosso projeto do VLT Cuiabano foi autorizado, foi aprovado tecnicamente pelo PAC Mobilidade Urbana Sustentável, PAC do governo federal, do governo Lula", anunciou.

Desde janeiro deste ano, a consolidação do projeto do VLT Cuiabano vem sendo delineada mediante a integração das equipes técnicas capitaneadas por André Almeida Morais, diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, e coordenada pela Prefeitura de Cuiabá, representada por Janete Ely, economista e consultora técnica na área de infraestrutura de transporte e logística.

"O VLT é moderno, econômico, garante dignidade, segurança e qualidade à população e por trás deles ainda vem o mote de desenvolvimento econômico, social e urbano. Ele é um novo modal, ele sai da linha do ônibus e vem para o trem, para o bonde moderno. Essa realidade está muito próxima. O projeto do VLT Cuiabano foi autorizado tecnicamente. Aprovado pelos técnicos do Ministério das Cidades e agora, o VLT Cuiabano, está na etapa final. Ou seja, vamos para a seleção, disputar com os projetos mais modernos das principais cidades do país", finalizou.

Defensor do modal, o prefeito de Cuiabá cadastrou em 2023 o projeto funcional para sistemas de mobilidade urbana – uma reestruturação do projeto de implementação do VLT no Novo PAC do governo federal. O prefeito Emanuel Pinheiro defende que o projeto é o mais benéfico, já que o Município já possui as obras de maior complexidade, como viadutos e trincheiras, além de reafirmar a integridade dos trens, que foi mantida independentemente dos projetos urbanísticos.

Enquanto o prefeito articula para implantar o VLT, o Governo do Estado, que desistiu do modal, começou a implantação do BRT em Cuiabá na avenida Historiador Rubens de Mendonça. Em um trecho da avenida foi retirado o asfalto e colocado concreto, que é por onde está prevista a passagem dos veículos do Sistema BRT.

Enquanto decisão final sobre VLT ou BRT não sai, há 10 anos vagões estão parados no terminal em Várzea Grande.

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