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Case de Sucesso 3: Mesas Técnicas e o protagonismo do TCE de Mato Grosso

A imagem pública e estratégias comunicativas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) no processo de interação com seus diferentes públicos tem sempre um desafio de origem: a instituição não atua apenas no julgamento das contas dos agentes públicos do executivo municipal e estadual.


Foto: JOTA

A imagem pública e estratégias comunicativas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) no processo de interação com seus diferentes públicos tem sempre um desafio de origem: a instituição não atua apenas no julgamento das contas dos agentes públicos do executivo municipal e estadual. Tem um forte trabalho de orientação, prevenção e de mediação de conflitos que travam obras e ações. Mostrar este trabalho para além da ideia restrita da atuação da Corte de Contas é sempre um desafio para a comunicação organizacional.

Antes de destacarmos o trabalho da coordenação de comunicação do TCE-MT e das agências de publicidade, cumpre explicar para o público em geral o que são as "mesas técnicas" e o que elas representam para que os conselheiros e a instituição tivessem um novo protagonismo e um ganho na imagem pública.

As mesas técnicas são voltadas ao consenso, à eficiência e ao pluralismo na solução de questões complexas ou controversas relacionadas à administração pública e ao controle externo. A ferramenta legitima o processo decisório e amplia a segurança jurídica aos fiscalizados, privilegiando ações de controle externo preventivo antes de processos sancionadores.

O tribunal cumpre um papel importante, não só constitucional, ao realizar o controle externo e ser um grande mediador de conflitos que podem causar prejuízos e danos significativos ao bem público, à qualidade de vida e, inclusive, à segurança das pessoas. Com a iniciativa da mesa técnica, o órgão está construindo soluções autocompositivas e consensuais entre as partes, o tribunal e a administração pública, trazendo uma solução inovadora e inédita, que materializa o melhor interesse público, evitando consequentes demandas judiciais, paralisação de serviços ou obras essenciais à população, dentre outros benefícios.

A mesa técnica realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso é um processo de análise e diálogo técnico relacionado ao controle e à fiscalização das políticas públicas do estado e dos municípios de Mato Grosso, buscando a resolução célere e eficaz de um problema, conflito ou controvérsia.

Em resumo, a mesa técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso é um importante instrumento de consensualismo e resolução de conflitos, integrando o órgão de controle ao contemporâneo sistema de justiça multiportas e garantindo o fortalecimento da democracia e do Estado democrático de direito.

Case de Sucesso de comunicação organizacional

Duas peças de comunicação destacam-se neste trabalho de mostrar o novo protagonismo do TCE. O primeiro um spot produzido pela agência ZF. Mostra que a administração pública, em diversas áreas, passou a andar mais e melhor com a contribuição das mesas técnicas. "Com o TCE Mato Grosso a solução está na mesa", diz o locutor, fechando o ótimo spot, a comunicação radiofônica.

https://pnbonline.com.br/wp-content/uploads/2024/12/MesasTecnicas_Spot-2.mp3

A outra peça, esta criada pela agência Z3 é mais recente, em audiovisual, e conta com a participação especial do jornalista Elias Neto, no papel do jornalista Elias Neto, uma figura pública que carrega a credibilidade de uma longa e brilhante carreira profissional na Televisão. Elias, de modo bem humorado e com uma comunicação de apelo popular, mostra que as mesas técnicas do TCE fazem destravar as obras e ações nas cidades e no estado.

https://pnbonline.com.br/wp-content/uploads/2024/12/VIDEO-2024-12-22-12-36-02-2.mp4

A ficha técnica deste VT, a comunicação em áudio e vídeo, que reúne um timaço de grandes profissionais da produção audiovisual de Mato Grosso.

Agência z3

Roteiro: Marcus Valentim

Conceito: Z3 Publicidade

Direção: Severino Neto

Direção de fotografia: Marcos Maia

Assistente de fotografia: Ricarte Oliveira

Design de produção: Laura Amorim

Assistente de produção: Claudia Isabella

Make-up:

Montagem/FX: Hillen Campos

Color grading: Marcos Maia

Sound design: Orelha de Gato

A comunicação organizacional em uma instituição colegiada, caso do TCE-MT, nem sempre é fácil, depende de um consenso interno que garanta a eficiência de colocar em prática estratégias comunicativas de longo prazo, além da situação problemática citada de ser um órgão que se chama tribunal e desempenha outras atividades institucionais além do julgamento de contas.

Sobre estas questões, junto com a professora doutora Janaína Sarah Pedrotti, da UFMT; a doutoranda do ECCO/UFMT, Julia Gabriella Nogueira Munhoz, e a mestre pelo ECCO/UFMT, Dalila Rodrigues, escrevemos o artigo intitulado "Imagem pública e estratégias comunicativas de um tribunal: estudo de caso do TCE-MT", em 2024, para a Revista Contribuiciones de LasCiencias Sociales.

O resumo deste trabalho acadêmico sobre o TCE-MT:

O presente artigo apresenta um estudo de caso de análise da imagem pública e estratégias comunicativas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) no processo de interação com seus diferentes públicos. Tratamos, no percurso do texto, de duas situações problemáticas da comunicação da instituição com seus públicos: 1) identidade/nome e 2) continuidade do processo da comunicação institucional nos âmbitos interno e externo. Situamos a noção de imagem pública e a sua gestão no contexto sociocultural contemporâneo e, em desdobramento, refletimos em caráter prescritivo sobre estratégias comunicativas possíveis, incluindo ações normativas que possam fortalecer os valores de estima e reconhecimento da imagem pública do Tribunal de Contas. A fundamentação tem como eixo teórico a ideia relacional de comunicação de Vera França (2001); noções de imagem pública com o filósofo Jürgen Habermas (2012) e Maria Helena Weber (2004); conceito de identidade e o gesto de nomear com Anselm Strauss (1999) e de comunicação em processo e valores com a obra do filósofo John Dewey (2009). Como procedimento metodológico apresentamos extratos de pesquisas de avaliação feitas pelo TCE com seus diferentes públicos para sustentar a prescrição de estratégias comunicativas para potencializar a imagem pública da instituição. Este artigo está inserido no contexto de uma atuação conveniada entre Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Contas (MPC) para o desenvolvimento do projeto "A inovação educacional e a pesquisa científica e tecnológica da UFMT à serviço do controle interno, externo e social do Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas do Estado de Mato Grosso".

Pedro Pinto de Oliveira é jornalista do PNB Oline e professor da UFMT, doutor em Comunicação pela UFMG, com pós-doutorado em comunicação e artes pela Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, e pós-doutorado em comunicação e política no Instituto Politécnico de Coimbra/Portugal.

 

 

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