Nicolás Maduro oficializa candidatura ao 3º mandato na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, 61 anos, confirmou no sábado (16.

Nicolás Maduro oficializa candidatura ao 3º mandato na Venezuela
E-mail WhatsApp Telegram

Os adversários de Maduro na corrida eleitoral ainda não estão definidos. Com a proibição de 15 anos para exercer cargos públicos da ex-parlamentar María Corina Machado, principal nome da oposição, ainda não há um herdeiro claro desse espólio eleitoral. A oposição tem até 25 de março para confirmar os nomes que disputarão o pleito eleitoral.

ACORDO POR ELEIÇÃO

Em outubro de 2023, a Venezuela selou um acordo com a oposição após mediação de Brasil, Estados Unidos, México, Holanda, Rússia e Colômbia. A tratativa definiu parâmetros para as eleições presidenciais no país vizinho. Entre os itens, por exemplo, estão o convite a outros países para observar o pleito, atualizar dos registros eleitorais e liberdade de imprensa.

NICOLÁS MADURO

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, 61 anos, comanda um regime autocrático e sem garantias de liberdades fundamentais. Mantém, por exemplo, pessoas presas pelo que considera "crimes políticos".

Há também restrições descritas em relatórios da OEA (sobre a "nomeação ilegítima" do Conselho Nacional Eleitoral por uma Assembleia Nacional ilegítima) e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (de outubro de 2022, de novembro de 2022 e de março de 2023).