Rússia fortalece controle da Internet para a farsa eleitoral de Putin

A Rússia está aumentando a sua censura na Internet antes das eleições deste fim de semana que estão praticamente garantidas para dar ao Presidente Vladimir Putin mais seis anos no poder, diminuindo ainda mais um dos últimos espaços restantes para o ativismo político, informação independente e liberdade de expressão.

A Rússia está aumentando a sua censura na Internet antes das eleições deste fim de semana que estão praticamente garantidas para dar ao Presidente Vladimir Putin mais seis anos no poder, diminuindo ainda mais um dos últimos espaços restantes para o ativismo político, informação independente e liberdade de expressão. Mesmo sendo uma farsa de democracia, Putin quer evitar que mais esta eleição sem adversários seja usada para protestos contra o seu governo de viés totalitário.

Segundo o NY Times, as autoridades russas intensificaram a repressão às ferramentas digitais utilizadas para contornar os bloqueios da Internet, limitaram o acesso ao WhatsApp e a outras aplicações de comunicação em áreas específicas durante os protestos e expandiram um programa para cortar websites e serviços online, segundo grupos da sociedade civil, investigadores e empresas que foram afetadas.

A Rússia, disseram, está recorrendo a técnicas que vão além das suas práticas estabelecidas de pirataria informática e vigilância digital, adotando uma abordagem mais sistêmica para mudar a forma como a sua Internet doméstica funciona. Ao fazê-lo, o país utiliza métodos pioneiros da China e do Irã, formando um modelo autoritário de regulação da Internet que contrasta com a abordagem mais aberta de países livres de regimes autocráticos de viés totalitário.

A Rússia "alcançou um novo nível de bloqueio nos últimos seis meses", disse Mikhail Klimarev, especialista russo em telecomunicações e diretor executivo da Internet Protection Society, um grupo da sociedade civil.

Tudo dominado, Putin aproveita a farsa eleitoral para promover a guerra e a sua imagem de homem forte. A ideia de que sem ele não há futuro para os russos.

Rússia - Putin