Passageiros de voo da Latam que teve incidente com feridos chegam ao Chile

Um grupo de passageiros do voo da Latam Airlines que sofreu um "evento técnico" na segunda-feira (11) e deixou dezenas de feridos durante viagem da Austrália para a Nova Zelândia chegou nesta terça-feira (12) ao Chile, confirmou uma equipe da CNN que estava no aeroporto internacional Arturo Merino Benítez e que falou com dois deles.

Passageiros de voo da Latam que teve incidente com feridos chegam ao Chile

Outro passageiro que falou aos repórteres foi Diego Valenzuela. Ele destacou que "durante três, quatro segundos [foi] uma queda livre e, depois, muitos ficaram feridos".

Tanto Martínez quanto Valenzuela declararam que se sentiram aliviados por estarem em solo chileno.

Até a noite desta terça-feira, não se sabia ao certo quantas pessoas que chegaram à capital chilena a bordo do voo LAN1130, que liga Auckland a Santiago, estavam envolvidas no incidente do dia anterior.

A Latam não respondeu a um pedido de informações da CNN.

Incidente no voo da Latam

Dezenas de pessoas ficaram feridas depois que o voo LAN800, da Latam Airlines, que saiu de Sydney, na Austrália, para Auckland, na Nova Zelândia, sofreu um "evento técnico" na segunda-feira que produziu um movimento repentino, informou a operadora do voo.

Aproximadamente 50 pessoas foram tratadas por ferimentos na chegada a Auckland, incluindo uma em estado grave, disse à CNN o provedor de serviços médicos de emergência Hato Hone St John Ambulance. A operadora disse que 12 pacientes foram levados a hospitais.

Os passageiros e tripulantes de cabine afetados "receberam assistência imediata e foram avaliados ou tratados pela equipe médica no aeroporto conforme necessário", explicou a Latam Airlines à CNN em comunicado.

Não foram dados mais detalhes sobre o que causou o incidente.

A Latam disse na segunda que "10 passageiros (dois com nacionalidade do Brasil, um da França, quatro da Austrália, um do Chile e dois da Nova Zelândia) e três tripulantes de cabine foram levados a um centro médico para verificar o seu estado de saúde, e a maioria já recebeu alta".

Técnicos chilenos participarão da investigação

A Direção-Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC) informou nesta terça-feira em comunicado que uma equipe da entidade viajou para a Nova Zelândia para investigar o incidente.

O Gabinete de Comunicações da DGAC disse à CNN que a equipe é composta por quatro membros, a quem serão entregues as caixas negras do avião (que registam os dados do voo) para análise. Um técnico da Nova Zelândia também participará da investigação.

O avião que sofreu o "evento técnico" permanece no solo em Auckland, embora não esteja descartado que possa eventualmente ser movido durante a investigação, explicou a DGAC à CNN.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Passageiros de voo da Latam que teve incidente com feridos chegam ao Chile no site CNN Brasil.