Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Poder Governo

Piloto do Aerolula relata pane pouco após a decolagem; ouça o áudio

O piloto do avião presidencial que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva na visita ao México identificou um problema na aeronave assim que decolou.


Foto: YouTube

O piloto do avião presidencial que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva na visita ao México identificou um problema na aeronave assim que decolou. Em mensagem à torre de controle do Aeroporto Internacional General Felipe Ángeles, na Cidade do México, o comandante utilizou o código “pan-pan, pan-pan, pan-pan” ao controlador, que significa um problema que necessita de ajuda em solo, mas que não representa risco de vida aos passageiros a bordo.

Segundo o BGAST (Grupo Brasileiro de Segurança Operacional de Infraestrutura Aeroportuária), a expressão é utilizada em situações de urgência, sem perigo iminente. A partir dessa comunicação, o avião tem prioridade da torre, exceto se outro avião reportar o código “mayday, mayday, mayday”, que caracteriza uma situação de emergência, com perigo eminente. Leia a íntegra da cartilha do BGAST (PDF – 697 kB).

O código “pan” vem da palavra pane –falha no funcionamento de algum equipamento elétrico ou hidráulico. Já o mayday vem do francês "m’aidez", que significa “me ajude”.

“O pan-pan-pan é um aviso sonoro que o piloto emite falando que ele esta com problema, o pan vem da palavra pane mesmo, mas não tem um perigo iminente às vidas que estão a bordo. Já o mayday é uma declaração de emergência que todo mundo para e vai ajudar porque vai ter vítima”, declarou ao Poder360 o presidente da Rima Aviação, comandante Gilberto Scheffer.

No áudio, o piloto diz “pan-pan, pan-pan, pan-pan” e comunica a necessidade de fazer uma curva à direita. O funcionário da torre pede para o piloto confirmar o código, o que o comandante do “Aerolula” confirma em seguida.

Ouça no vídeo abaixo (1min44s):

Leia a transcrição do áudio:

“Piloto: Controle Bravo, Romeo, Sierra, 01 [código do avião]. Peço para virar à direita. Pan-pan, pan-pan, pan-pan. Bravo, Romeo, Sierra, 01.

“Torre: Bravo, Romeo, Sierra, 01. Pan-pan, pan?

“Piloto: Pan-pan, pan-pan, pan-pan. Bravo, Romeo, Sierra, 01. Virar à direita imediamente. Bravo, Romeo, Sierra, 01.

“Torre: Bravo, Romeo, Sierra, 01. Fale seu pedido.

“Piloto: Pedido para voar para VOR, VOR. Bravo, Romeo, Sierra, 01.

“Torre: Ok, Bravo, Romeo, Sierra, 01. Prossiga diretamente para Sierra Lima Mike [aeroporto].

“Piloto: Prosseguir para Sierra Lima Mike. Bravo, Romeo, Sierra, 01

“Torre: Pediu permissão para pousar de novo no aeroporto?

“Piloto: Não é possível pousar agora. Pedido para manter VOR Sierra Lima Mike, manter 13 pés. Bravo, Romeo, Sierra, 01.

“Torre: Ok, manter 13.000 sobre Sierra Lima Mike VOR.”

Segundo Scheffer, o comportamento do piloto mostra que a pane pode ter sido de um item grave, pois o comandante optou por não seguir a viagem imediatamente.

Na avaliação do especialista, é possível que a pane tenha afetado também o sistema de alijamento de combustível do avião e que por isso a aeronave precisou voar em círculos por 5 horas para queimar combustível e reduzir seu peso para um pouso mais seguro. Outra possibilidade que forçou o avião a realizar essa manobra pode ter sido alguma incapacidade do aeroporto de prover uma área para o despejo do combustível.

“Via de regra, pelo tratado internacional de aviação civil, todo aeroporto, ainda mais o aeroporto da Cidade do México, tem que ter uma área de alijamento de combustível. Essa é uma coisa que eu não sei explicar o que aconteceu, se a área estava desativada ou se o sistema do avião estava fora”, disse Scheffer.

Scheffer declarou que o avião presidencial é bem equipamento e possui softwares modernos de voo. Na avaliação do executivo, o mais provável é que tenha acontecido algum defeito nesse sistema, mas nada muito grave. Scheffer avaliou a voz do piloto como “tranquila e serena”, indicativo de que o problema identificado não era grave. “No áudio o piloto estava bem sereno, tranquilo. Vejo que teve algum problema, mas que não oferecia risco”.

Estavam a bordo do Aerolula:

A FAB (Força Aérea Brasileira) disse que o problema técnico no avião VC-1 foi resolvido "com sucesso", mas sem informar o que houve. Declarou também que a comitiva brasileira trocará de avião e voltará a Brasília –o Planalto avalia que isso pode ser feito ainda nesta 3ª feira (1º.out). Leia a íntegra do comunicado ao final do texto.

A manobra de queimar combustível antes de um pouso não previsto é comum. Normalmente, o peso do avião no momento da decolagem é superior ao máximo permitido no pouso –pousar com a aeronave pesada aumenta o risco de uma colisão com o chão.


Leia mais:


Reprodução/RadarBox Na imagem acima, o avião com o presidente Lula a bordo voa em círculos acima da Cidade do México

LULA NO MÉXICO

O presidente chegou ao país no final da tarde de domingo (29.set). No país, ele participou de um fórum com empresários organizado pela ApexBrasil, encontrou-se com o então presidente Andrés Manuel López Obrador e com a presidente eleita Claudia Sheinbaum, que tomou posse nesta 3ª feira (1º.out). Ela é a 1ª chefe do Executivo mulher do país.

Durante sua estada, Lula também se encontrou com o indicado para comandar o Banco Central, Gabriel Galípolo, voltou a criticar os ataques de Israel no território do Líbano, determinou a repatriação dos brasileiros no país e questionou jornalistas sobre a Venezuela.

Depois de ser questionado sobre o motivo de não citar o país governado por Nicolás Maduro em seu discurso na ONU, o petista disse o seguinte: "Por eu tenho que falar de Venezuela em todo lugar? Eu não falo nem da Janja em todo lugar".

Saiba mais sobre a viagem de Lula ao México (2min33s):

Leia a íntegra da nota do FAB:

"Prezado (a) jornalista,

"Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (1º/10).

"Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.

"Atenciosamente,

"Ten Brig Ar MARCELO KANITZ DAMASCENO
Comandante da Aeronáutica"

PODER 360

Brasil Poder Governo Vídeos Aerolula Airbus Aviação Avião Avião Presidencial BGAST Cidade Do México FAB Força Aérea Brasileira Getúlio Vargas Governo Governo Lula Grupo Brasileiro De Segurança Operacional De Infraestrutura Aeroportuária Infraestrutura Janja Lula Da Silva Luiz Inácio Lula Da Silva Lu

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!