Papa Francisco Lança Segunda Fase de Reforma com Foco no Papel das Mulheres na Igreja

O Papa Francisco inaugurou na quarta-feira a segunda fase de seu grande projeto de reforma católica, com apelos generalizados para que as mulheres assumam mais cargos de responsabilidade na igreja, embora o ministério ordenado continue fora de cogitação.

Foto: Séries do Momento

Foto: Séries do Momento

O Papa Francisco inaugurou na quarta-feira a segunda fase de seu grande projeto de reforma católica, com apelos generalizados para que as mulheres assumam mais cargos de responsabilidade na igreja, embora o ministério ordenado continue fora de cogitação.

Francisco presidiu uma missa de abertura na Praça de São Pedro com os 368 bispos e leigos que se reunirão a portas fechadas durante as próximas três semanas para discutir o futuro da Igreja e como torná-la mais receptiva às necessidades dos católicos de hoje.

Vários dos temas mais polêmicos não estão mais em discussão, após enfrentarem resistência e objeções durante a primeira sessão do sínodo, ou reunião, no ano passado. Entre eles estão o ministério para os católicos LGBTQ+ e a possibilidade de permitir que mulheres atuem como diáconas.

Francisco confiou esses temas a 10 grupos de estudo que estão trabalhando em paralelo ao sínodo, o que levanta questões sobre o que exatamente surgirá do encontro quando este terminar em 26 de outubro, com um conjunto final de propostas para que o Papa as considere.

Francisco lançou o processo de reforma em 2021 para concretizar seu objetivo de criar uma Igreja mais inclusiva, humilde e acolhedora, onde os católicos comuns tenham mais voz nas decisões do que a hierarquia sacerdotal composta exclusivamente por homens.

O processo, e a pesquisa de dois anos entre as bases católicas que o orientou, despertaram tanto esperanças quanto temores de que uma mudança real estava em curso.

Em suas orientações na quarta-feira, Francisco pediu aos delegados que deixassem de lado suas posições egoístas e sustentadas por muito tempo e que se ouvissem verdadeiramente uns aos outros para "dar vida a algo novo".

"Caso contrário, terminaremos nos encerrando em diálogos entre surdos, onde os participantes buscam promover suas próprias causas ou agendas sem ouvir os outros e, acima de tudo, sem ouvir a voz do Senhor", disse em sua homilia.

A primeira fase do processo sinodal terminou no ano passado, concluindo que era "urgente" garantir uma participação mais plena das mulheres em cargos de governo da Igreja e pedindo que continuasse a pesquisa teológica e pastoral sobre a possibilidade de permitir que as mulheres sejam diáconas.

Os diáconos desempenham muitas das mesmas funções que os sacerdotes, como presidir batismos, casamentos e funerais, mas não podem celebrar a missa.

Os defensores argumentam que permitir que mulheres sejam diáconas ajudaria a compensar a escassez de sacerdotes católicos e abordaria queixas de longa data de que as mulheres têm um status de segunda classe na Igreja: excluídas do sacerdócio, mas responsáveis pela maior parte do trabalho de educar os jovens, cuidar dos enfermos e transmitir a fé às próximas gerações.

Os opositores afirmam que ordenar mulheres ao diaconato seria o início de uma ladeira escorregadia rumo à ordenação de mulheres ao sacerdócio. A Igreja Católica reserva o sacerdócio para homens, afirmando que Cristo escolheu apenas homens como seus 12 apóstolos.

Francisco reafirmou repetidamente o sacerdócio exclusivamente masculino e, tão recentemente quanto neste final de semana, criticou duramente os agressores "obtusos" que pressionam a favor de um diaconato feminino. Após uma visita polêmica à Bélgica, onde foi desafiado por estudantes mulheres, Francisco afirmou que esses apelos eram uma tentativa de "masculinizar as mulheres".

Seus argumentos indignaram os defensores da ordenação feminina, que organizaram uma série de eventos fora do sínodo neste mês em Roma para pressionar seu caso.

"É tão insultante continuar dizendo que o único papel válido que terá a aprovação deste Papa é o de cuidar, de ser mãe, enquanto se pode cuidar, ser mãe e ser sacerdote", disse Miriam Duignan, fiduciária do Instituto Wijngaards de Pesquisa Católica.

"Ele está colocando um selo espiritual de aprovação ao sexismo", afirmou em um evento de oração esta semana, coorganizado pela Conferência de Ordenação de Mulheres. "É tão irresponsável e perigoso que ele critique, menospreze, desmereça e demonize constantemente as mulheres que simplesmente estão dizendo 'Deixem de mentir. Deixem de se esconder e parem de tentar nos relegar a uma cidadania de segunda classe'".

Embora o ministério ordenado para mulheres esteja fora de questão, muitas outras propostas estão em discussão, incluindo apelos para que as mulheres ocupem cargos de maior responsabilidade nos seminários e atuem como juízas em tribunais canônicos que decidem tudo, desde anulações matrimoniais até casos de disciplina sacerdotal.

O Sínodo é composto por 368 membros, dos quais 272 são bispos e 96 não bispos. No total, participam 85 mulheres, das quais 54 têm direito a voto.

Além dos delegados que foram selecionados por suas respectivas conferências episcopais, Francisco nomeou pessoalmente alguns membros para participar, incluindo dois bispos da China continental, muitos de seus cardeais conselheiros mais próximos e o bispo nicaraguense exilado Rolando José Álvarez.

Na lista de membros nomeados pelo pontificado também figura o cardeal Gerhard Müller, ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, que tem sido crítico do processo sinodal e do papado de Francisco como um todo.

Em um artigo publicado esta semana no site católico alemão kath.net, Müller criticou especialmente a liturgia penitencial que Francisco celebrou na terça-feira, durante a qual pediu perdão por uma série de pecados como forma de expiar as transgressões da Igreja antes do início da reunião.

Müller criticou o que chamou de "pecados recentemente inventados", incluindo pecados contra o próprio sínodo e o pecado "de usar a doutrina como pedras para lançar", uma referência a como os conservadores criticaram os esforços de reforma de Francisco por supostamente minar a doutrina tradicional da Igreja.

Müller afirmou que essa lista de pecados inventados "lê-se como uma lista de verificação de ideologias progressistas e de gênero, algo disfarçado de cristianismo".

Entre os membros não bispos nomeados pelo Papa está o reverendo James Martin, um jesuíta americano que dirige um ministério de extensão para LGBTQ+. Martin conta com o apoio de Francisco, que aprovou unilateralmente as bênçãos a pessoas do mesmo sexo após o término da primeira sessão do sínodo, e do reverendo Timothy Radcliffe, que é um dos "assistentes espirituais" do sínodo.

Em um artigo publicado esta semana no jornal vaticano L'Osservatore Romano, Radcliffe defendeu firmemente que até mesmo os céticos na Igreja devem reconhecer o valor dos católicos LGBTQ+ e suas relações, e por que a Igreja deveria acolhê-los.

"Em alguns setores da Igreja, a aceitação de homossexuais é considerada um sinal da decadência ocidental", escreveu. "Mas a Igreja deve lutar pela vida e pela dignidade dos homossexuais, que ainda estão sujeitos à pena de morte em 10 países e a processos penais em 70. Eles têm o direito de viver", afirmou.

Ao mesmo tempo, aqueles que se opõem a uma abordagem pastoral em relação aos homossexuais possuem dons que a Igreja ocidental deveria valorizar, incluindo um profundo senso da vida divina em toda a criação, disse.

"O Corpo de Cristo precisa de todos os nossos dons", concluiu.

*Com informações da AP