Eclipse solar desta quarta não será visível em Mato Grosso

Nesta quarta-feira (02.

Foto: PNB Online

Foto: PNB Online

Nesta quarta-feira (02.10) ocorrerá um eclipse solar anular que passará pelo sul da América do Sul, mas, em Mato Grosso, o fenômeno praticamente não será percebido. Em quase todo o estado, o eclipse solar parcial não será visível. Apenas na cidade de Alto Araguaia, localizada no sul de Mato Grosso, será matematicamente possível observar o fenômeno, mas com uma magnitude tão baixa que torna a visualização inviável na prática.

Segundo a doutora em Astronomia Telma Cenira Couto da Silva, em Alto Araguaia, apenas 2,2% do diâmetro do Sol será encoberto, o que representa uma pequena porção no lado esquerdo do disco solar. "Será muito difícil observar o eclipse na região, pois a área eclipsada é ínfima", explica.

O eclipse em Alto Araguaia começará às 16h21, atingindo seu ponto máximo às 16h38, e terminará às 16h54. Entretanto, o fenômeno não será perceptível a olho nu.

Além de Mato Grosso, outras regiões mais ao norte do país, como Rondônia e Amazonas, também não terão a chance de ver o eclipse. As melhores áreas para a observação no Brasil estão localizadas no extremo sul, onde o eclipse parcial será mais significativo. Quanto mais ao sul, maior a área do Sol que ficará encoberta.