Dirigível com escudo do São Paulo cai em Osasco (SP); assista
Um dirigível promocional do São Paulo Futebol Clube caiu na manhã desta 4ª feira (25.
Um dirigível promocional do São Paulo Futebol Clube caiu na manhã desta 4ª feira (25.set.2024) em Osasco, São Paulo. O piloto e um passageiro sofreram ferimentos leves e, portanto, receberam atendimento do Corpo de Bombeiros. A queda ocorreu horas antes do jogo contra o Botafogo, pelas quartas de final da Conmebol Libertadores, no estádio MorumBIS.
O veículo, que exibia o símbolo do clube e a frase “Torcida que conduz”, caiu em cima de uma casa no bairro Veloso. Segundo o clube, o dirigível participava de um teste para uma ação de marketing durante o jogo desta 4ª feira.
A empresa responsável já havia prestado serviços semelhantes durante a final da Copa do Brasil de 2023, sem ocorrências. O São Paulo afirmou que está dando suporte aos afetados pelo acidente e ressaltou a ausência de feridos graves.
Assista ao vídeo da queda (2min15s):
https://www.youtube.com/watch?v=61F-Wy6zgR8
O que diz o São Paulo FC
O clube disse que não houve feridos graves e que presta todo o suporte necessário aos tripulantes e aos demais envolvidos. Leia a nota enviada ao Poder360:
“O São Paulo FC lamenta o incidente com o dirigível, que a Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA alugou para o clube. Essa empresa já havia prestado este serviço ao Clube durante a final da Copa do Brasil em 2023, sem nenhuma intercorrência. O aparelho realizava um teste nesta manhã em preparação ao sobrevoo noturno, que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) previamente autorizou e estava programado para a região do estádio. Felizmente, não houve feridos graves, e o Clube presta todo o suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos”.
Dirigível tem permissão para voar
O dirigível da Airship do Brasil tem o prefixo PR-ZAD e é o 1º certificado do país para operação comercial. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação), recebeu o CT (Certificado de Tipo) em 22 de dezembro de 2022. Foi vistoriado pela agência em abril de 2023 para a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade Padrão.
O modelo ADB-3-3 é um dirigível de envelope não rígido ("Blimp"). Opera com um motor Textron Lycoming, de 6 cilindros. Pode atingir 86 km/h e tem capacidade para transportar 6 pessoas, contando com o piloto.