Ministro da Justiça Pode ser Convocado para Explicar na Câmara Fuga de Criminosos em Presídio de Mossoró

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta segunda-feira (11) o requerimento de convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar contas sobre a fuga de dois perigosos criminosos do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Ministro da Justiça Pode ser Convocado para Explicar na Câmara Fuga de Criminosos em Presídio de Mossoró

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta segunda-feira (11) o requerimento de convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar contas sobre a fuga de dois perigosos criminosos do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A fuga, ocorrida em 14 de fevereiro, representa um inédito na história das prisões federais brasileiras e gerou grande comoção social.

O requerimento, assinado pelos deputados Rodolfo Nogueira (PL-MS), Delegado Fábio Costa (PP-AL), Delegado Caveira (PL-PA) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), deve ser votado hoje mesmo. Como a maioria da comissão é composta por parlamentares da “bancada da bala”, a expectativa é que a convocação seja aprovada.

Ciente do desgaste político que a fuga gerou para o ministro, a base do governo tenta transformar a convocação em um convite, o que isentaria Lewandowski da obrigatoriedade de comparecer à Câmara dos Deputados.

Deibson Cabral Nascimento e Rogerio da Silva Mendonça, os foragidos, são apontados como integrantes do Comando Vermelho e foram vistos em diversas ocasiões, mas ainda não foram capturados. A Força Nacional, em conjunto com a Polícia Federal, trabalha incansavelmente nas buscas. Um efetivo de 111 policiais e bombeiros militares, com 15 viaturas, atua na região desde 23 de fevereiro.

Na última sexta-feira (8), a Polícia Federal prendeu um sexto suspeito de auxiliar os fugitivos. As investigações também apontam para um casal que teria comprado roupas para os foragidos.