8 de março: polícia do RJ faz operação para capturar autores de crimes contra mulheres

No Dia Internacional da Mulher, as delegacias especializadas no atendimento feminino do estado do Rio de Janeiro realizam, nesta sexta-feira (8), uma força-tarefa para intensificar esforços para capturar autores de crimes praticados contra mulheres, em razão do gênero.

8 de março: polícia do RJ faz operação para capturar autores de crimes contra mulheres

A operação desta sexta-feira, que faz parte da “Operação Átria”, é realizada por agentes de 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) em conjunto com as unidades dos demais departamentos da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio e com a PM. Na programação estão inclusas, ainda, ações preventivas, como palestras e ações sociais, nos 92 municípios do estado.

No Brasil

No âmbito federal, a “Operação Átria” é uma ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, voltada à prevenção e ao combate da violência contra a mulher. Entre os crimes apurados no escopo da operação estão o feminicídio, a ameaça, a lesão corporal, o estupro, a importunação, a perseguição (stalking) e o descumprimento de medidas protetivas.

Em 2023, a Operação Átria solicitou 37.965 medidas protetivas de urgência, atendeu 79.586 vítimas e prendeu 9.341.

Neste ano, a pasta pagará R$ 2 milhões em mais de cinco mil diárias de policiais civis e militares mobilizados para as ações de prevenção e de repressão, que serão realizadas em todo o país. Ao total, cada unidade federativa receberá o valor para 197 diárias.

O principal objetivo da operação é fomentar a integração das forças de segurança para atuação coordenada em âmbito nacional, aperfeiçoando a atuação estatal no cumprimento de prisões, apreensões, expedição de medidas protetivas de urgência e ações educativas de prevenção.

Este conteúdo foi originalmente publicado em 8 de março: polícia do RJ faz operação para capturar autores de crimes contra mulheres no site CNN Brasil.