Lula: "Fávaro será, de longe, o melhor ministro da Agricultura da história"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não economizou elogios ao ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro.

Lula:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não economizou elogios ao ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro. Em Mato Grosso, Lula disse que o governo pretende alcançar 200 novos mercados para produtos agropecuários e ressaltou a atuação do ministro.

"Já tive gente muito importante no meu Ministério da Agricultura: intelectual, de carreira, política. Mas posso dizer para vocês que, com apenas 1 ano e 6 meses de governo, Fávaro será, de longe, o melhor ministro da Agricultura que esse país teve", comentou Lula, durante a entrega de obras de ampliação e modernização de aeroportos em Mato Grosso, nesta quarta-feira (31.07).

Na avaliação do presidente, essa abertura de mercado exige uma mudança de postura do empresariado. "Exige que nossos empresários comecem a compreender que o carinho que as pessoas têm pelo mercado brasileiro é pela política de preservação que estamos fazendo nesse país, pela política de cuidado", comentou o petista. "Hoje, discutir o clima é uma necessidade."

Até esta quarta-feira (31) o Brasil conquistou 167 aberturas de mercado em 55 destinos desde o início de 2023.

Durante discurso, o presidente Lula ainda lembrou que em um ano e meio de mandato, 24 milhões de pessoa saíram do mapa da fome.

"A fome desapareceu porque em apenas 18 meses a gente já tirou 24 milhões de pessoas do mapa da fome, e nos vamos tirar todos. Eu não quero nunca mais a foto de uma pessoa daqui de Mato Grosso na fila do açougue comprando osso. Não é certo, não é justo. Este país produz alimento suficiente, e nós precisamos garantir que esse alimento chegue nas pessoas que precisam dele", declarou.

Ministro Carlos Fávaro e presidente Lula. Foto: Assessoria