Suprema Corte dos EUA ouvirá argumentos sobre imunidade de Trump em 25 de abril

A Suprema Corte dos EUA definiu 25 de abril como a data em que ouvirá a reivindicação de Donald Trump de que ele tem imunidade presidencial contra acusações relacionadas às suas tentativas de reverter a derrota eleitoral de 2020 — o último dia de argumentos orais no atual período de funcionamento do tribunal.

Suprema Corte dos EUA ouvirá argumentos sobre imunidade de Trump em 25 de abril

A Suprema Corte concedeu uma grande vitória a Trump na segunda-feira ao garantir que ele permanecerá nas cédulas da eleição presidencial. Os juízes impediram que os Estados desqualifiquem candidatos a cargos federais com base em uma disposição constitucional sobre insurreição, revertendo uma decisão judicial que o havia excluído da cédula no Colorado pela sua conduta relacionada ao ataque de seus apoiadores contra o Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

O Tribunal de Apelações para o Circuito do Distrito de Columbia decidiu por 3 a 0 contra a reivindicação de imunidade de Trump em 6 de fevereiro, rejeitando sua proposta de "autoridade ilimitada para cometer crimes que neutralizariam a verificação mais fundamental do Poder Executivo — o reconhecimento e implementação de resultados eleitorais".

Em agosto de 2023, Smith apresentou quatro acusações criminais federais contra Trump no caso da subversão eleitoral. A data do julgamento, 4 de março, foi adiada porque Trump insistiu no seu pedido de imunidade, não tendo ainda sido marcada uma nova data.

Trump tem três outros casos criminais pendentes, com um julgamento no tribunal estadual de Nova York relativo a suborno pago a uma estrela pornô marcado para começar a 25 de março. Trump declarou-se inocente em todos eles, procurando retratá-los como tendo motivações políticas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Suprema Corte dos EUA ouvirá argumentos sobre imunidade de Trump em 25 de abril no site CNN Brasil.