Eduardo Botelho admite tarifa de R$ 1 para o BRT

O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT) e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho (União), confirmou, nesta quarta-feira (10.

Foto: PNB Online

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O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT) e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho (União), confirmou, nesta quarta-feira (10.07), a possibilidade de a tarifa do BRT na capital e em Várzea Grande ser de R$ 1 (um real). O projeto que prevê o valor e a obrigatoriedade da licitação para concessão de operação do modal foi apresentado pelo deputado e também pré-candidato Lúdio Cabral (PT).

Em entrevista à imprensa, durante a sessão desta quarta, Botelho foi questionado se a tarifa de R$ 1 para o BRT em Cuiabá e Várzea Grande é viável. O presidente da Assembleia afirmou que essa decisão deve ser discutida com o governador Mauro Mendes (União).

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"É uma decisão que tem que ser tomada pelo governo. Porque, na verdade, alguém vai pagar. Então, essa conta, ela vai ser paga de uma forma ou de outra. Agora, se você colocar só pra fazer demagogia, aí é uma discussão que eu não participo. Se quiser fazer uma discussão séria, chamar o governo pra vir discutir, pra ver se tem possibilidade de achar mesmo pra subsidiar isso, beleza, eu estou pronto", declarou Eduardo Botelho.

Para o pré-candidato, o projeto deve passar por ampla discussão pela Assembleia Legislativa, sem que a matéria seja aprovada no afogadilho. Durante a entrevista, Botelho admitiu a possibilidade da tarifa a R$ 1. "Volto a dizer pra você, a discussão séria, tudo é possível. Mas séria, chamar o governo, discutir, fazer uma discussão na comissão, tudo é possível, desde que se discuta com seriedade, não com politicagem e com demagogia".

Na sessão desta terça-feira (09.07), Lúdio Cabral (PT) apresentou os cálculos que mostram como o governo de Mato Grosso pode fazer para que a tarifa do BRT (Bus Rapid Transit) seja de R$ 1 nos cinco primeiros anos de funcionamento do novo modal.

O valor atual da passagem do ônibus intermunicipal é R$ 4,95. O governo estadual já subsidia R$ 2,35, de modo que a empresa recebe R$ 7,30 por passageiro. A proposta de Lúdio prevê aumento do subsídio em mais R$ 3,95, para que a passagem do BRT em Cuiabá e Várzea Grande custe R$ 1,00.

Atualmente, são 28,6 mil viagens por dia no transporte intermunicipal, totalizando 860 mil viagens por mês. O subsídio proposto por Lúdio custaria R$ 3,397 milhões por mês, num total de R$ 40,764 milhões por ano. Em 5 anos, o subsídio total seria de R$ 203,8 milhões. Lúdio propõe que esse valor venha dos recursos da venda dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao governo da Bahia, fechada pelo governador na semana passada por R$ 793 milhões.