Saiba quais jogos não estarão disponíveis no PlayStation 4

A PlayStation 4 (PS4) foi lançada no mercado em 2013 e, após mais de uma década, parece estar se aproximando do fim de seu ciclo de vida.

Foto: PlayStation

Foto: PlayStation

A PlayStation 4 (PS4) foi lançada no mercado em 2013 e, após mais de uma década, parece estar se aproximando do fim de seu ciclo de vida. A Sony iniciou uma redução nos lançamentos de novos jogos para esta console, indicando claramente que está focada no futuro com o PlayStation 5.

Embora ainda tenha 49 milhões de usuários ativos, a PS4 está inevitavelmente chegando ao seu término, e embora a empresa ainda não tenha feito um comunicado oficial, o ritmo de lançamentos sugere que sua aposentadoria está próxima.

O Declínio da PlayStation 4

Nos últimos anos, os jogadores viram a PS4 continuar recebendo novos jogos, mantendo sua relevância apesar do lançamento do PS5 em 2020. No entanto, essa tendência está mudando rapidamente.

Um dos golpes mais significativos foi o lançamento exclusivo do LEGO Horizon Adventures, que não chegou à PS4, apesar de sua capacidade técnica para executá-lo.

Em 2022, a Sony lançou God of War: Ragnar√∂k, um dos últimos grandes títulos disponíveis para a PS4. No entanto, jogos como Spider-Man 2 e a expansão “Horizon Forbidden West: Burning Shores” de 2023 não foram lançados para a antiga console, marcando uma clara tendência para a exclusividade da próxima geração.

Isso se repete com outros títulos proeminentes de 2023 e início de 2024, como Stellar Blade, Helldivers, Dragon's Dogma 2, Alan Wake 2, Tekken 8, Star Wars Jedi: Survivor, Mortal Kombat 1, Ghostrunner 2, Lords of the Fallen, e Avatar: Frontiers of Pandora, que não serão disponibilizados na PS4.

A Transição Natural do Mercado

A decisão da Sony de focar no PS5 e deixar para trás a PS4 foi influenciada por vários fatores, incluindo a pandemia e a crise de semicondutores. Com a recuperação da produção e a crescente adoção do PS5, a empresa está pronta para avançar.

Embora a PS4 ainda seja funcional e continue suportada, é provável que novos lançamentos para a console diminuam gradualmente. Os jogadores ainda podem usufruir normalmente do dispositivo, adquirindo jogos físicos e digitais, e recebendo atualizações até que o suporte oficial seja encerrado pela Sony.

Assim como a PlayStation, a Xbox One também está deixando de receber novos títulos, à medida que os desenvolvedores priorizam o hardware mais avançado da Xbox Series X|S.