Lula compara Brasil com Faixa de Gaza ao assumir 3° mandato: "Um país sem ministérios"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou, neste sábado (29/6), durante evento em São Paulo, a situação encontrada em seu terceiro mandato à devastação da Faixa de Gaza, território palestino sob controle do Hamas e frequentemente afetado por conflitos com Israel.

Foto: YouTube

Foto: YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou, neste sábado (29/6), durante evento em São Paulo, a situação encontrada em seu terceiro mandato à devastação da Faixa de Gaza, território palestino sob controle do Hamas e frequentemente afetado por conflitos com Israel. Durante o lançamento da pedra fundamental do Campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Campus Cidade Tiradentes do Instituto Federal de São Paulo, Lula fez declarações contundentes sobre as condições do país ao assumir o governo em 2023.

"Não sei se vocês acompanham na televisão a Faixa de Gaza, dos palestinos. Eu não sei se vocês veem a destruição que a guerra está fazendo por lá. Nós encontramos o país assim, sem ministérios, sem funcionários, com um rombo de quase R$ 300 bilhões […] Se não fosse uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição] de transição, a gente não governava. É a 1ª vez na história do Brasil que alguém começa a governar antes de tomar posse. Porque o desastre a que esse país foi submetido será inesquecível", afirmou o presidente.

Além de Lula, estiveram presentes no evento os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Educação, Camilo Santana, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSol), a pré-candidata a vice de Boulos, Marta Suplicy, e o também deputado federal Ivan Valente (PSol).