Festival de Parintins 2024: governo do AM anuncia ampliação do Bumbódromo

O governo do Amazonas anunciou, na noite desta sexta-feira (28), a ampliação do Bumbódromo, arena onde Caprichoso e Garantido disputam o Festival de Parintins.

Novo Bumbódromo

Novo Bumbódromo

O governo do Amazonas anunciou, na noite desta sexta-feira (28), a ampliação do Bumbódromo, arena onde Caprichoso e Garantido disputam o Festival de Parintins. A coletiva de imprensa aconteceu em Parintins, no intervalo entre as apresentações dos bois na primeira noite do evento.

Governo do AM anunciou reforma do Bumbódromo na noite desta sexta-feira (28) / Reprodução

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, a obra deve começar em 2026. Até lá, haverá um edital para contratação da empresa responsável pelo projeto e reuniões com a Prefeitura de Parintins, com a diretoria dos bois e artistas do festival. A população de Parintins, segundo o governador, também será consultada.

Com a ampliação, a capacidade do Bumbódromo deve ser de 26 mil pessoas, com aumento do espaço para as "galeras" — torcida dos bois que entra gratuitamente no festival e conta ponto na apuração — além de mais espaço para vendas de ingressos e mais camarotes.

Um telão de LED deve ser instalado no alto da arena e toda a iluminação e sistema de som serão modernizados.

Investimento e empregos

Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins é realizado sempre no último fim de semana do mês de junho.

O evento é responsável por grande parte da arredação do município no interior do Amazonas durante todo o ano.

Em 2024, a expectativa é que o Festival gere 2,4 mil empregos diretos e 24 mil indiretos e movimente mais de R$ 160 milhões de reais.