UFMT utiliza urnas eletrônicas para escolha informal de candidatos à reitoria

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza na próxima quarta-feira (06.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza na próxima quarta-feira (06.03) a consulta informal para escolha da Reitoria que administrará a instituição pelos próximos quatro anos. O processo envolve toda a comunidade acadêmica e serão utilizadas 41 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) distribuídas nos nos campi localizados em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Araguaia.

Este ano, quatro candidaturas estão na disputa. Por ordem de inscrição, as chapas formadas por reitor(a) e vice-reitor(a) são compostas, respectivamente, pelos professores Marluce Souza e Silva (Serviço Social) e Silvano Galvão (Direito); Evandro Soares (Engenharia Elétrica) e Márcia Hueb (Medicina); Marcos Cruz (História) e Lisiane de Jesus (Medicina Veterinária); e Iramaia de Paulo (Física) e Alex Neves Jr. (Engenharia). Todos os candidatos são doutores, conforme determina a legislação.

O diretor geral da Adufmat-Ssind e membro da Comissão de Consulta para a Reitoria da UFMT Maelison Neves explica que caso nenhuma das chapas conquiste a maioria simples dos votos (50%+1), o segundo turno será realizado no dia 02 de abril. “O que está sendo feito agora é uma consulta informal, mas que garante a manifestação direta da comunidade para quando se instaurar o colégio eleitoral, que é uma eleição indireta haja uma decisão do que a comunidade deseja”.

O diretor geral explica ainda que historicamente a UFMT foi a primeira universidade a fazer esse tipo de consulta informal. “Aqueles que se candidatarem as eleições vão precisar enfrentar, se eles não forem os eleitos pela comunidade o rechaço da comunidade. Historicamente o que tem ocorrido: os que se candidatam são aqueles que foram validados pela consulta informal”.

A UFMT possuí um quadro de aproximadamente 2.700 docentes, 29.000 discentes de graduação, 2.000 discentes de pós-graduação e 2.400 servidores técnicos-administrativos, envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão presenciais nos campi localizados em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Araguaia, além de 2.500 estudantes no Ensino à Distância (EaD) em 24 polos distribuídos em diferentes municípios.

Atualmente, a instituição oferece 101 cursos de graduação e 56 de pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização) de qualidade reconhecida, que formam profissionais de diversas áreas para atenderem a população do estado e do país.

Mais informações sobre a consulta no site oficial: https://consultaufmt.net/