Descubra 8 Espécies em que os Pais que Assumem o Papel de Cuidadores dos Ovos

  Para algumas espécies, os Pais em seus corpos, são o lugar mais seguro para os ovos.

Foto: CicloVivo

Foto: CicloVivo

 

Para algumas espécies, os Pais em seus corpos, são o lugar mais seguro para os ovos. Em todas as criaturas que investem no cuidado parental, é muito mais comum que as mães, e não os pais, assumam a responsabilidade da parentalidade.

O Cavalo-marinho pode ser o exemplo clássico de pais do reino animal que desafiam convenções. Esses peixes machos têm bolsas de pele em suas regiões médias onde fertilizam e incubam ovos depositados pelas fêmeas. Quando os pais cavalo-marinho ficam grávidos, é um processo complexo. Como descobriu um estudo de 2015, o processo reprodutivo envolve mais de 3.000 genes e mostrou que os pais cavalo-marinho fornecem muito mais do que apenas um lugar aconchegante para os ovos ficarem. Por exemplo, dentro daquela bolsa, os cavalos-marinhos em desenvolvimento recebem cálcio e outros nutrientes para construir seus esqueletos.

Os Percevejos d’água gigantes, às vezes chamados de “mordedores de dedos” devido às suas picadas dolorosas, são insetos predadores que podem chegar a três polegadas de comprimento. Apesar de sua aparência assustadora — outro apelido é “carrapato jacaré” — os machos se mostram pais protetores. Após o acasalamento, uma fêmea percevejo d’água deposita 100 ou mais ovos em uma massa nas costas do macho. Ele irá protegê-los por cerca de uma ou duas semanas até que as ninfas, que se parecem com mini adultos, eclodam.

Os Peixes Ciclídeos usam o lugar mais seguro para os ovos recém-postos é na boca do pai. Esse comportamento, chamado de incubação bucal, evoluiu independentemente ao longo de milênios em pelo menos sete famílias de peixes. Dependendo da espécie, o detentor dos ovos pode ser a mãe ou o pai, que manterá os ovos fertilizados seguros atrás de suas mandíbulas. Mas a estratégia também pode ser explorada. O bagre cuco, encontrado no Lago Tanganyika, o maior lago de água doce do mundo localizado na África subsaariana, insere seus próprios ovos em ninhadas postas por peixes ciclídeos. Quando o pai ciclídeo recolhe todos os ovos em sua boca, ele pode acabar protegendo, mesmo que involuntariamente, os filhotes do bagre.

Os Sapos-guarda lisos machos chamam as fêmeas, que depositam de 15 a 20 ovos antes de sair correndo. Durante a temporada de acasalamento nos chãos cobertos de folhas das florestas de Bornéu,Os machos cuidam da ninhada por cerca de duas semanas. Quando os ovos eclodem, “os girinos se agarram às costas do macho”, disse a ecologista Johana Goyes Vallejos. Eles viajam nas costas do pai até que ele possa encontrar um local seguro: “O macho os leva por toda a floresta para encontrar pequenas poças onde possam terminar seu desenvolvimento”.

As Emas, quando se trata das maiores aves da América do Sul, a incubação é por conta dos machos. Os machos podem acasalar com até doze fêmeas por temporada de reprodução, construindo um ninho para todos os ovos, não importa se eles vêm de mães diferentes. Os ninhos da espécie não voadora podem conter até 60 ovos, e os pesquisadores observaram machos cuidando de uma ninhada de ovos por até seis semanas. Os pais então cuidam dos filhotes recém-nascidos por mais seis meses, período durante o qual protegem suas crias de predadores e até de fêmeas de emas que possam ameaçar os filhotes.

Os Pinguins-imperadores da Antártida, outra ave pai que incuba ovos; os machos mantêm um único ovo aquecido e seguro em sua bolsa durante até 67 dias — um recorde entre as espécies de pinguins — enquanto as fêmeas voltam ao mar para caçar peixes. O pai fica em pé no gelo dia e noite durante os brutais meses de inverno, sem comer durante todo o período de incubação do ovo.

Alguns Louva-a-deus machos se tornam voluntariamente comida para suas parceiras, como um ato final dramático. Embora isso possa parecer um acordo áspero para o pai — ele não estará por perto para cuidar dos ovos de louva-a-deus ou ver seus filhotes crescerem — ser devorado poderia beneficiar a sobrevivência a longo prazo de sua prole inseto. Louva-a-deus fêmeas canibais produzem mais ovos do que louva-a-deus que não se alimentam de seus parceiros, concluiu um estudo de 2016. As mães também recebem muitos aminoácidos, os blocos de construção das proteínas, ao devorar seus parceiros.

Se você é uma Águia careca, os hormônios parentais podem ser um chamado poderoso: Casais acasalados geralmente dividem os cuidados com os ovos. Mas Murphy, uma águia macho em cativeiro em um santuário de aves no Missouri, foi tão dominado por esses produtos químicos que construiu e defendeu um ninho para uma pedra. Quando uma águia jovem órfã precisou de um pai, os cuidadores de Murphy trocaram a pedra pelo filhote. Após uma semana de introdução cautelosa, Murphy se tornou um pai adotivo para o jovem pássaro, que ficará sob a asa da águia mais velha até ser solto neste verão planejado. Compilado por:BEN GUARINO – www. popsci.com