Haddad jamais será enfraquecido enquanto eu for presidente, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (15.

Foto: G1 - Globo.com

Foto: G1 - Globo.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (15.jun.2024) que, enquanto for o chefe do Executivo brasileiro, protegerá a permanência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Esplanada.

A fala do petista se deu durante uma entrevista a jornalistas em Carovigno, na Itália, enquanto respondia a questionamentos sobre a pauta de corte de gastos defendida por Haddad.

Assista (1min13s):

“Haddad jamais ficará enfraquecido enquanto eu for presidente da República, porque ele é o meu ministro da Fazenda, escolhido e mantido por mim. O que vai acontecer é o seguinte: se o Haddad tiver uma proposta, ele vai sentar comigo e discutir economia”, declarou.

O ministro enfrenta um momento de desgaste com o Congresso Nacional depois da devolução da MP dos créditos do PIS/Cofins, o que levantou hipóteses sobre um possível isolamento e até fritura do cargo. A medida era a estratégia pensada por Haddad para compensar a desoneração das folhas de pagamentos e dos municípios.

“A devolução de medida provisória por inconstitucionalidade é algo muito excepcional, poucas vezes aconteceu na história da República, e só se dá em razão de flagrante de inconstitucionalidade, como aconteceu nesse caso da compensação de PIS/Cofins”, argumentou, na ocasião, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.

Em conversa com o Poder360, negociadores do mercado compararam a relação com o ministro a um cadarço esgarçado que não entra mais no sapato. Dizem que a lua de mel com o ministro acabou.

Lula, no entanto, elogiou a agenda econômica de Haddad até aqui. Na Itália, disse que o governo “fez o que ninguém esperava”.

“Já fizemos o que ninguém esperava: regulamos o marco fiscal e aprovamos a reforma tributária. Estamos demostrando a nossa seriedade para garantir estabilidade política, econômica, jurídica e social”, declarou.