Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alexandre de Moraes

STF retoma na 4ª feira julgamento sobre porte de drogas

O STF (Supremo Tribunal Federal) retomará na 4ª feira (6.


Em agosto, a ação foi colocada na pauta pela então presidente do STF, Rosa Weber. A ex-ministra votou a favor da descriminalização antes de se aposentar. Logo, o seu sucessor, ministro Flávio Dino, não poderá votar.

Eis os votos dos ministros até o momento:

A ação julgada pelo STF questiona o artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), que trata sobre o transporte e armazenamento de drogas para uso pessoal. As penas previstas são brandas: advertência sobre os efeitos, serviços comunitários e medida educativa de comparecimento a programa ou curso sobre uso de drogas.

Além da descriminalização do porte pessoal, a Corte discutirá os requisitos para diferenciar uso pessoal e tráfico. Atualmente, a Lei de Drogas determina que a definição fica a critério do juiz.

O julgamento se arrasta desde 2015. Na época, foi paralisado por pedido de vista do então ministro Teori Zavascki. Ele morreu em um acidente aéreo em 2017.

Ao assumir o lugar deixado por Teori, o ministro Alexandre de Moraes herdou o caso e liberou para votação em novembro de 2018. Agora, o julgamento está sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes.

PODER 360

Justiça Alexandre De Moraes André Mendonça Cristiano Zanin Descriminilização Das Drogas Drogas Drogas Para Consumo Pessoal Edson Fachin Flávio Dino Gilmar Mendes Lei Das Drogas Luís Roberto Barroso Maconha Porte De Drogas Rosa Weber STF Supremo Tribunal Federal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!